Voltar Presidência do PJSC estreita diálogo com magistrados da região Sul em videoconferência

Membros da cúpula diretiva do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) estiveram reunidos virtualmente, na última quinta-feira (9/7), com magistrados de 11 comarcas da região Sul do Estado. O encontro teve como objetivo aproximar e fortalecer a comunicação com as unidades, sendo uma oportunidade para ouvir e conhecer demandas locais, relacionadas à infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição, bem como informar e esclarecer todas as atuais iniciativas do Judiciário catarinense, especialmente neste período de pandemia. A aproximação através das videoconferências foi iniciada em maio e irá abranger todas as comarcas do Estado. Pela manhã o encontro foi com os magistrados das comarcas de Criciúma, Içara, Lauro Muller e Forquilhinha. Já na parte da tarde, a conversa foi com os juízes das comarcas de Araranguá, Meleiro, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Turvo, Orleans e Urussanga.

Em sua fala, o presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, reforçou a dedicação, competência e resiliência do quadro de magistrados e servidores, que aliado ao grande avanço tecnológico obtido nos últimos anos, possibilitou a expressiva produtividade alcançada durante o regime de trabalho em home office. Além disso, destacou que as prioridades da gestão neste momento são a manutenção da saúde e segurança dos magistrados, servidores e jurisdicionados e a continuidade dos serviços prestados à população. "E essas reuniões são essenciais para ouvir os atores fundamentais desse processo", explicou o presidente.

Sobre a retomada gradual dos serviços presenciais, frisou que será com muita responsabilidade, minimizando todos os riscos, tendo segurança nos procedimentos e que as palavras-chave continuam sendo solidariedade, entre todos que pertencem ao Poder Judiciário, e corresponsabilidade, que todos têm pela gestão, seja de sua unidade, espaço, foro e de seu ofício. "Somos um só, temos que trabalhar em unidade. Somos o Poder Judiciário catarinense e todos devem vivenciar esse sentimento de pertencimento".

Acompanharam as reuniões o 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, e os juízes auxiliares da Presidência Carolina Ranzolin, Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Rafael Germer Condé; os juízes-corregedores Jaber Farah Filho e Rodrigo Tavares Martins e a presidente e o 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer e juiz Vitoraldo Bridi.

Na quinta-feira, 16/7, o roteiro de virtual continua às 10h em reunião com os juízes das comarcas de Tubarão, Braço do Norte e Capivari de Baixo e no período da tarde, às 15h, com magistrados das comarcas de Armazém, Garopaba, Imaruí, Laguna, Imbituba e Jaguaruna.

Considerações dos magistrados:

"Considerei a reunião de muita qualidade e bastante produtiva, tendo em vista que esclareceu as ações e prioridades da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça comandada pelo desembargador Ricardo Roesler, que tem como metas principais a saúde física e mental dos magistrados e servidores, bem como a continuidade da efetiva prestação jurisdicional aos cidadãos de Santa Catarina".

Juiz Ricardo Machado de Andrade, titular da 2ª Vara Cível e diretor do foro da comarca de Criciúma

"Foi uma honra poder dialogar com o exmo. sr. presidente e demais integrantes da cúpula diretiva do Poder Judiciário de Santa Catarina, que, com seus já conhecidos espírito público e atenção ao primeiro grau de jurisdição, trouxeram aos juízes da região relevantes informações sobre o cenário atual da instituição. É tranquilizador saber, como temos visto desde o início, que a crise vem sendo gerenciada com prudência e eficiência, conciliando-se, equilibradamente e dentro do possível, a proteção à saúde pública e a continuidade da prestação do serviço público".

Juiz Fernando Dal Bó Martins, titular da 2ª Vara e diretor do foro da comarca de Içara

"Pode-se dizer, pela reunião realizada nesta data, que há praticamente um consenso entre os magistrados quanto ao cumprimento, pela atual gestão, do seu compromisso com o diálogo e a aproximação das comarcas com a cúpula do Judiciário catarinense. Mesmo diante do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19, as barreiras de comunicação têm sido quebradas diariamente, com a viabilização da participação de todos nas questões institucionais, através das tecnologias disponíveis".

Juíza Maria Augusta Tonioli, titular da Vara Única da comarca de Lauro Muller

"Mesmo diante do cenário crítico imposto pela pandemia, que nos colocou em situação de isolamento social, a presidência do TJSC, na pessoa do desembargador Ricardo Roesler, com o empreendorismo que lhe é inerente, tem buscado alternativas tecnológicas para a manutenção de um canal de aproximação para o diálogo franco com os magistrados do Poder Judiciário catarinense.  Para tanto, a realização de videoconferências com os juízes tem se mostrado importante ferramenta para a troca de ideias, resposta às demandas das comarcas e demonstração da atuação do TJSC. Diálogo e informação são duas das principais características desta Administração e têm sido fundamentais no enfrentamento deste momento excepcional que vivemos".

Juíza Ligia Boettger Mottola, titula da 1ª Vara Cível e diretora do foro da comarca de Araranguá

"A reunião virtual com os integrantes da cúpula diretiva do Poder Judiciário catarinense, mais do que para esclarecimentos e informações relevantíssimas sobre os desafios e demandas locais e gerais do nosso Poder Judiciário, serviu para demonstrar o quanto os nossos gestores estão se empenhando para conciliar a segurança e saúde de todos os que prestam ou necessitam dos serviços judiciários com a prestação jurisdicional de qualidade, sobretudo nesta fase de pandemia. Louvável esse método de gestão, com transparência, liderança, estudos técnicos e diálogo. Inquestionavelmente, o Poder Judiciário catarinense sairá ainda maior desta pandemia".

Juiz Marciano Donato, titular da Vara Única da comarca de Meleiro

"Louvável a iniciativa da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de promover a reunião por meio de videoconferência com os juízes do Sul do Estado, constituindo importante instrumento democrático na busca da superação das dificuldades na atual conjuntura".

Juiz Renato Della Giustina, titular da Vara Única da comarca de Santa Rosa do Sul

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.