Voltar Programa de gestão "Triagem Complexa", da CGJ, retoma calendário de atendimentos

A Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do Núcleo II, retomou os atendimentos do Programa de Treinamento e Implementação da Metodologia de Gestão por Triagem Complexa, agora em formato virtual, considerando o teor da Resolução n. 5/2020 e a realização das atividades em home office. Este programa consiste em criar um fluxo específico para as demandas de baixa complexidade, que representam aproximadamente 80% dos casos.

A teoria utilizada no método é a Scrum, sendo que as unidades onde o programa é implantado registram ganho de produtividade. A metodologia de gestão tem sinergia com as atividades de cartório, na medida em que a padronização dos impulsos permite o cumprimento dos processos por blocos de modelos similares.

Os atendimentos foram efetuados nos dias 22, 23 e 31 de julho, a pedido da juíza Liana Bardini Alves, titular da Vara da Família, Órfãos, Infância e Juventude da comarca de Tubarão. A magistrada assumiu a titularidade da unidade em questão no dia 20 de julho de 2020 e havia, naquela data, mais de 800 processos conclusos. 

Diante da demanda, ela optou por repetir a experiência que já havia adotado na Vara da Família, Órfãos, Infância e Juventude da comarca de Gaspar. "Quando vim para Tubarão, o método não era conhecido e eu estava com uma equipe toda nova. Novamente, chamei a Corregedoria para me ajudar com a Triagem Complexa. De novo, fui um sucesso em números. Havia processos conclusos há mais de um ano. O que é a Triagem Complexa? É dar vazão ao simples e organizar o que é difícil. Isso tudo é gestão", explica a juíza Liana.

A equipe concluiu a etapa inicial de mapeamento dos processos conclusos ainda no dia 29 de julho, o que mostra a familiaridade dos envolvidos com a metodologia, conhecimento aprofundado dos modelos utilizados e, por último mas não menos importante, o empenho e a dedicação de todos para o sucesso da implementação. A produtividade durante a implementação foi de 676 decisões e despachos e 133 sentenças. 

A redução do acervo de processos conclusos foi de 68%, permanecendo conclusos somente processos para decisões e sentenças complexas. O programa permanece atuando de forma remota, e as solicitações de inclusão em calendário de atendimento podem ser enviadas pela central de atendimento da CGJ

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Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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