Voltar Programa Integra, de inclusão e acessibilidade de PCDs, é destaque em vídeo institucional do PJSC

O Programa Integra, que contribui para a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) no Poder Judiciário de Santa Catarina, é destaque em novo vídeo institucional no canal do TJSC no YouTube. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do PJSC, instituída neste ano, que articula as ações de acessibilidade relacionadas a questões de estrutura, mobiliário, softwares e equipamentos, visando sempre o aproveitamento máximo da potencialidade do servidor com deficiência.

O material destaca o conceito de acessibilidade, muitas vezes relacionado somente ao acesso de espaços físicos, mas que também abrange as barreiras que limitam a participação de PCDs na vida social e também no mercado de trabalho, um dos maiores desafios da pessoa com deficiência.

O entrevistado é o coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJSC, Rodrigo Lima, que ressalta que as limitações são geradas a partir da falta de acessibilidade. “As PCDs têm suas capacidades, suas potencialidades e habilidades.” O servidor menciona, como exemplo, os softwares de leitura e navegação de tela utilizados pelo Judiciário catarinense, dos quais se serve e que podem ser empregados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Confira o vídeo completo.

Data

No último 3 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. "Essa data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. Quando falamos em direito, estamos falando em acesso à saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho entre outros", destaca Rodrigo Lima. 

Sobre o Programa Integra:

Instituído em julho de 2019, tem como finalidade desenvolver ações que contribuam para a acessibilidade e a inclusão de colaboradores com deficiência, oferecendo condições adequadas para que possam exercer suas atividades laborais.

As atividades do projeto são conduzidas por equipe multidisciplinar que atua para promover acolhimento, integração, ambientação e disponibilização de estrutura e recursos para o desenvolvimento da atividade laboral, por meio de ações coordenadas.

Confira mais informações na página do programa.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.