Programa Novos Caminhos leva adolescentes para conhecer processo de tratamento de água - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Programa Novos Caminhos leva adolescentes para conhecer processo de tratamento de água

Grupo de Taió e Rio do Sul visitou a ETA e conversou com profissionais da Pamplona Alimentos

27 agosto 2026 | 11h12min

Conhecer uma profissão na prática pode ser o primeiro passo para descobrir uma nova possibilidade de futuro. Foi com esse propósito que 15 adolescentes de Taió e Rio do Sul, participantes do programa Novos Caminhos, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Pamplona Alimentos, em Rio do Sul, no dia 20 de agosto. Durante a atividade, eles conheceram o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição para a fábrica, e conversaram com profissionais que atuam na operação da estação. Também conheceram os processos físicos e químicos empregados na ETA, que possui capacidade para tratar até 2 milhões de litros de água por dia.

Além de conhecer a estrutura e o funcionamento da ETA, os adolescentes conversaram com profissionais que atuam no local e puderam entender melhor as atribuições, os conhecimentos e as responsabilidades envolvidos em cada função. A visita integra a programação de atividades do Novos Caminhos, que promove experiências em empresas da região com o objetivo de aproximar os adolescentes do ambiente profissional e ampliar o conhecimento sobre diferentes áreas de atuação, profissões e possibilidades de carreira na indústria. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre a área de Responsabilidade Social e Cultura do SESI Alto Vale e o setor de Desenvolvimento Social da Pamplona Alimentos.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 por meio de termo de cooperação assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).

Ao longo de sua existência, tornaram-se parceiras as seguintes instituições: Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio-SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR); Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC); Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (ANOREG) e Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (SINOREG).

Em razão da nacionalização implementada pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução CNJ n. 543/2024, a iniciativa catarinense passou a contar com o apoio dos parceiros nacionais: AXIA Energia, Banco do Brasil, Correios, SEST/SENAT e TRT da 12ª Região.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: