Programa Novos Laços é um ‘sopro esclarecedor’ para os recém-chegados ao PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa da DGP acolheu 19 novos servidores e servidoras
Com o objetivo de oferecer uma prestação jurisdicional célere à sociedade, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) empossou 19 novos servidores e servidoras no mês de julho por meio do programa Novos Laços. A iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) foi considerada como um "sopro esclarecedor" que dissipa a névoa de dúvidas e incertezas dos recém-chegados ao Judiciário catarinense. São nove analistas jurídicos, nove técnicos judiciários e um oficial de justiça e avaliador.
“O programa Novos Laços revelou-se como um sopro esclarecedor, dissipando a névoa inicial que envolve o ingresso no Poder Judiciário. Com notável maestria, abordou temas fundamentais ao novo servidor, fornecendo subsídios essenciais para o exercício eficiente e consciente de suas atribuições. Nesta senda, toda a equipe demonstrou proficiência no conteúdo abordado, num ambiente de conversa tranquila, porém sem deixar de lado o profissionalismo”, anotou o técnico judiciário auxiliar (TJA) Felipe Donato Canever, da comarca de Mafra.
A fim de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos novos servidores e servidoras, o programa oferece acolhimento e auxílio na ambientação funcional. Para isso, cada recém-chegado ganha um padrinho ou uma madrinha que irá acompanhá-lo de perto na primeira semana de atividade. A iniciativa surpreende até os colaboradores com experiência na Justiça catarinense.
“Após anos de trajetória na casa, tive a satisfação de participar do programa Novos Laços. O processo de ‘onboarding’ proporcionou uma valiosa atualização de práticas, reforçou valores essenciais e ampliou conhecimentos. Foi uma experiência ímpar, que fortaleceu o propósito do trabalho e aprofundou a conexão com a missão institucional”, afirmou o TJA Vinícius da Rosa Carioni, da comarca de Biguaçu.
Além dos citados acima e dos nominados em “Mais comentários”, participaram desta edição do programa os técnicos judiciários Eduardo Pinto de Oliveira (Capital - Fórum Central) e Gabriel Augusto de Castro Dias (Timbó), a analista jurídica Andreza Sordi (Jaraguá do Sul) e o oficial de justiça e avaliador Paulo Tarso Vanderlinde (Blumenau - Fórum Central).
Mais comentários
“O programa Novos Laços foi essencial para nossa integração ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nos acolheu com profissionalismo e sensibilidade, promovendo um primeiro contato significativo com a estrutura e a cultura institucional do TJSC.”
Adda Duarte de Amorim, analista jurídica - Capital - Fórum Central
“O programa Novos Laços soa como um abraço aos novos servidores. Para mim, em particular, a experiência foi primordial para que eu me sentisse acolhida e segura de que minha trajetória no PJSC será marcada por muito aprendizado e bem-estar."
Ana Cecília Pimenta Silva, analista jurídica - Jaraguá do Sul
“O programa Novos Laços foi uma acolhida muito terna ao Tribunal de Justiça, o que proporciona, desde logo, um senso de pertencimento à instituição. O programa Novos Laços foi extremamente esclarecedor na apresentação da instituição e da nova carreira em que estamos ingressando, e na exposição de nossos direitos e deveres enquanto servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina. Os servidores envolvidos na condução do programa e nas apresentações foram muito atenciosos e simpáticos. O programa Novos Laços com toda certeza contribuiu para que os novos servidores ingressem na carreira motivados e se sentindo acolhidos pela instituição. O rigorismo formal cede espaço a uma recepção muito humana. Só tenho a agradecer à minha madrinha Kelly e a todos os colegas que participaram dessa semana de aprendizado.”
Carlos Alberto Benedet Neto, analista jurídico - Orleans
“Minha participação no programa Novos Laços foi uma experiência enriquecedora e produtiva para minha trajetória como servidor do Poder Judiciário de Santa Catarina. Desde o início, fui recebido com acolhimento e profissionalismo, o que evidencia o cuidado da instituição com a integração de seus novos servidores. O programa superou minhas expectativas ao oferecer conhecimentos essenciais sobre a estrutura, os processos e a cultura organizacional do Judiciário catarinense. As orientações recebidas foram claras e práticas, proporcionando a segurança necessária para desempenhar minhas funções com confiança desde o início. Além disso, o contato com colegas reforçou o sentimento de pertencimento e trabalho em equipe. Saio dessa experiência não apenas mais preparado tecnicamente, mas também motivado a contribuir para a Justiça de Santa Catarina.”
Daniel Silva Hildebrando, TJA – Anita Garibaldi
“O programa Novos Laços foi extremamente esclarecedor na apresentação da instituição e da nova carreira em que estamos ingressando, e na exposição de nossos direitos e deveres enquanto servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina. Os servidores envolvidos na condução do programa e nas apresentações foram muito atenciosos e simpáticos. O programa Novos Laços com toda certeza contribuiu para que os novos servidores ingressem na carreira motivados e se sentindo acolhidos pela instituição.”
Edson Luís Leão de Oliveira Júnior, analista jurídico - Curitibanos
“Foi uma experiência incrível participar do programa Novos Laços e receber o acolhimento dos colegas, com certeza tornou a transição para uma nova etapa mais leve, segura e tranquila, evidenciando a grandeza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o respeito com os servidores.”
Guilherme Agrello Montibeller, TJA – Barra Velha
“Se tivesse que definir, em uma palavra, meu início como servidora pública do Poder Judiciário de Santa Catarina, com certeza, seria ‘acolhimento’. A semana do programa Novos Laços foi de suma importância para a ambientação e conhecimento da estrutura do TJSC, tanto em questão organizacional como de pessoas. É notável o empenho e o carinho com que o Tribunal recebe os novos servidores, o que torna o processo muito agradável e ainda mais feliz e gratificante. Estou extremamente realizada de fazer parte do quadro de pessoal do órgão e espero contribuir para uma justiça cada vez mais eficaz e comprometida com os cidadãos. Fica o sentimento de gratidão ao Tribunal por tanto acolhimento, reconhecimento e carinho com o novo servidor. Obrigada!”
Jéssica Sari Dalcin, analista jurídica - São José
“Ser recebido com atenção, acolhimento e orientação logo nos primeiros passos da jornada profissional é algo que faz toda a diferença. O programa Novos Laços demonstra o cuidado do Tribunal com quem está ingressando, oferecendo todas as informações essenciais para nossa integração: o funcionamento da instituição, os serviços disponíveis, os setores responsáveis e os caminhos a seguir. Ingressar no TJSC representa a concretização de um sonho construído com muito esforço e estudo, e essa acolhida inicial reafirma que estou no lugar certo, pronto para viver uma trajetória profissional plena e feliz.”
João Vitor Oliveira Celestino, analista jurídico - Anchieta
“O programa Novos Laços oferece, ao novo servidor, uma sensação de tranquilidade. As reuniões foram conduzidas com muito carinho e receptividade. Parabéns a toda equipe e obrigado pelo aprendizado.”
Marcos Eduardo Calvet, TJA – Maravilha
“O programa Novos Laços é uma iniciativa muito singular do PJSC. Sinceramente, não sei se já testemunhei algo parecido antes. É um programa excepcional, que visa a transferir conhecimentos essenciais para os novos servidores, como seus direitos, deveres, progressão na carreira, saúde no trabalho e funcionamento do PJSC. Mais do que isso, é um programa desenvolvido com muito humanismo e voltado para o acolhimento dos ingressantes na instituição. Participando do Novos Laços, senti-me bem-vinda e já integrada em minha nova função. Claramente, o programa Novos Laços é implementado com enorme carinho e cuidado, de modo que aproveito a oportunidade para dar meus parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto, além de agradecer pelo alto grau de consideração com o qual fui recebida.”
Mariana Medeiros Barbieri dos Santos, analista jurídica - Rio do Sul
“O programa Novos Laços me transmitiu tranquilidade e segurança neste momento de preparação para as atividades no PJSC. A duração de uma semana, bem como a carga horária de sete horas diárias, foi essencial para a abordagem dos temas mais relevantes e suscetíveis a dúvidas por parte dos novos servidores. Concluída essa etapa, sinto-me ainda mais preparada para desempenhar as funções que me serão atribuídas no ambiente de trabalho, além de profundamente honrada e satisfeita por integrar esta instituição.”
Priscila Cavalcanti Teixeira Carvalho, TJA - São Francisco do Sul
“Eu gostei muito do programa, desde o primeiro contato com a secretaria de Foro da comarca de Joinville, Karina, pela forma que fui acolhida pela minha madrinha Pétilei, bem como todos que apresentaram o Tribunal para nós, e foram superpacientes em sanar nossas dúvidas. É realmente um tribunal fantástico!”
Taisa de Melo Camaçari Oliveira, analista jurídica - Joinville - Fórum Central
“O programa Novos Laços foi uma surpresa maravilhosa. Além do sentimento de acolhida e integração, é muito importante para que possamos iniciar a carreira no Judiciário catarinense conhecendo o órgão de forma sistêmica, contribuindo ainda mais para o fortalecimento do serviço público de qualidade e entrega aos cidadãos.”
Talita Martins Nunes, TJA - São José