O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) assinou nesta terça-feira, dia 14 de julho, a ordem de serviço que autoriza a reforma global do Fórum da comarca de Brusque, no Vale do Itajaí, em razão da necessidade de adequação da atual estrutura às novas demandas dos serviços judiciários. A obra representa um investimento de R$ 11,2 milhões e terá prazo de execução de 660 dias, o equivalente a 22 meses.
“É por respeito que aqui comparecem vários desembargadores e magistrados, não só para abraçar e cumprimentar os juízes que aqui atuam, os serventuários, mas para efetivamente mostrar o respeito que temos por vocês. São vocês que constroem e fazem a Justiça aqui, que elevam o nome da Justiça de Santa Catarina, que é tão bem referida em nível nacional. O objetivo aqui é estar com vocês”, mencionou em seu discurso o presidente do TJSC, desembargador Rubens Schulz, ao citar que o Judiciário não se faz só de sentenças e trabalho, mas de pessoas.
Localizada no Vale do Itajaí, a cidade de Brusque é uma das mais importantes de Santa Catarina, reconhecida como o berço da indústria têxtil catarinense e referência nacional nos setores têxtil, metalmecânico e da confecção. Colonizada principalmente por imigrantes alemães, Brusque foi fundada em 1860 e destaca-se pela forte vocação empreendedora, pelo desenvolvimento da indústria e do comércio e pela importante contribuição para a economia catarinense.
Em sua fala, o desembargador Carlos Alberto Civinski, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), natural de Brusque, destacou a importância da cidade para a região e para o Estado, além de compartilhar que o prédio do fórum foi construído com as primeiras verbas do Fundo de Reaparelhamento, há mais de três décadas.
“Ao longo desses anos, ele recebeu várias manutenções que o tornaram mais acolhedor, mais efetivo, mas, com a modernização também do sistema operacional e com a informatização, naturalmente ele precisava de uma adequação para que todos os serviços coubessem nele. Agora nós vamos ter condições de readequar todos os serviços e poder atender bem ao público da região de Brusque, de modo que esse investimento que está sendo feito, é necessário lembrar, também é verba do Fundo de Reaparelhamento”, enfatizou.
Sobre a obra
A reforma será executada pela empresa UEME Construção Civil Ltda., conforme previsto no Contrato n. 12/2026, e abrangerá a modernização estrutural e funcional de todo o edifício. O projeto prevê a substituição dos sistemas prediais e dos revestimentos, além da recuperação de elementos construtivos que atingiram o fim da vida útil. Ao término dos trabalhos, a expectativa é entregar uma edificação com padrão equivalente ao de um novo prédio.
Também estão previstas intervenções para ampliar a acessibilidade universal, fortalecer os sistemas de segurança patrimonial e de prevenção e combate a incêndios e incorporar soluções voltadas à sustentabilidade ambiental. Entre elas estão a instalação de equipamentos de menor consumo de energia elétrica e a implantação de sistema de reaproveitamento da água da chuva.
“O ato solene programado para esta data de assinatura da ordem de serviço para a reforma global do prédio da comarca de Brusque pode parecer simples, porém para nós é de relevância fundamental, porque, após a reforma do prédio, a cidade certamente voltará a ter um dos seus principais cartões-postais em pleno funcionamento, servindo o jurisdicionado na prestação da justiça e, quiçá, sem novas goteiras”, ressaltou o juiz Edemar Leopoldo Schlosser, representando o diretor do foro da comarca de Brusque, juiz Frederico Andrade Siegel, após compartilhar suas vivências na estrutura antiga, na qual é titular da Vara Criminal da comarca há 24 anos.
A cerimônia contou com a presença do 2º vice-presidente do TJSC, desembargador José Agenor de Aragão; do 3º vice-presidente, desembargador Márcio Rocha Cardoso; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Dinart Francisco Machado; e dos desembargadores Rodrigo Lepper, Stephan Klaus Radloff e Artur Jenichen Filho. Estiveram presentes ainda a juíza auxiliar da Presidência do TJ Cristine Schutz da Silva Mattos; os juízes-corregedores Maximiliano Losso Bunn e Gustavo Marcos de Farias e a juíza-corregedora Maria de Lourdes Simas Porto; a servidora Anelise Gevaerd Nort, representando o diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali; e o diretor de Engenharia e Arquitetura do TJSC, Everton William Tischer, além de magistrados de Brusque e demais autoridades da região.
Atendimento ocorre em sede temporária
Com o prédio em obras, o atendimento na comarca de Brusque ocorre em sede temporária, localizada na avenida Lauro Müller, 23, 5º andar do edifício BKR, anexo ao estádio municipal. A mudança foi necessária para viabilizar a reforma global e a ampliação do prédio original, inaugurado no início da década de 1990. As unidades da 1ª e 2ª Varas Cíveis, Vara Criminal, Vara da Família, Órfãos, Sucessões e Infância e Juventude, além da Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos, passam a funcionar no novo endereço, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O Juizado Especial permanece sem alterações, na rua João Bauer.
Acompanhe a cobertura fotográfica desta solenidade na comarca de Brusque .