Tribunais do Júri catarinenses julgam crimes graves entre 22 e 26 de setembro - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Tribunais do Júri catarinenses julgam crimes graves entre 22 e 26 de setembro

Agenda do Júri traz uma síntese dos principais casos ocorridos no Estado

19 setembro 2025 | 14h52min

Entre os dias 22 e 26 de setembro, comarcas de diversas regiões de Santa Catarina realizarão sessões do Tribunal do Júri para julgar crimes graves contra a vida. A pauta inclui casos de homicídios qualificados, crimes praticados em contexto de violência doméstica, desavenças familiares e ações atribuídas a organizações criminosas. Pelo menos quatro dos julgamentos envolvem situações de trânsito, como atropelamentos intencionais, embriaguez ao volante e discussões que terminaram em disparos de arma de fogo. Abaixo um resumo de algumas das denúncias de processos pautados para julgamento:

22 de setembro - A comarca de Quilombo debaterá um caso de ameaça seguida de tentativa de feminicídio e embriaguez ao volante. O crime ocorreu em 23 de dezembro de 2024, na linha Serra Alta, interior do município de Formosa do Sul. De acordo com os autos, o réu teria ameaçado de morte a então companheira, a mãe dela e a irmã. Na sequência, com uma faca, investiu contra a companheira, mas a irmã se colocou na frente e foi atingida na cabeça, mão esquerda e braço direito. Depois de fugir, o réu  foi preso em estrada por dirigir embriagado. Ele será julgado perante a nova Lei do Feminicídio (n. 14.994/2024), de outubro de 2024, que torna o feminicídio um crime hediondo com pena mínima prevista de 20 anos de reclusão. O crime de feminicídio foi imputado apenas em relação à então cunhada do agressor (processo em segredo de justiça).

23 de setembro - Na Capital, um homem será julgado pelos crimes de tentativa de homicídio triplamente qualificada, receptação e adulteração de veículo automotor. Segundo a denúncia, no dia 7 de outubro de 2024, na faixa de areia da praia do Santinho, o acusado teria atropelado um pedestre propositadamente. Isso porque a vítima filmava o acusado, que supostamente realizava manobras arriscadas com um carro com registro de furto/roubo e com a placa adulterada (Autos n. 5092071-81.2024.8.24.0023).

24 de setembro - Um homem acusado de homicídio simples, tentativa de homicídio qualificada por ter sido praticada contra menor de 14 anos e crimes conexos de omissão de socorro, afastar-se do local do acidente e conduzir veículo sob influência de álcool, todos do Código de Trânsito Brasileiro, será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Blumenau. De acordo com a denúncia, os crimes ocorreram no dia 20 de julho de 2024, na rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Água Verde. O homem teria atropelado dois adolescentes que atravessavam a rua em uma faixa de pedestres (processo em segredo de justiça).

24 de setembro - Na comarca de São Domingos, será réu o homem que, segundo a denúncia, teria desferido diversos golpes de faca contra o ex-cunhado. Consta nos autos que a vítima foi à casa do ex-sogro para levar alguns eletrodomésticos que a ex-companheira havia solicitado. Já na chegada à residência, teria sido atingido pelo ex-cunhado. Com ajuda dos moradores, a vítima conseguiu escapar e foi socorrida em tempo de se recuperar. O crime aconteceu em 9 de abril de 2017, na linha Caliari, interior do município de Coronel Martins (Autos n. 0000674-56.2017.8.24.0060).

25 de setembro - Um homem será julgado em Balneário Piçarras por tentativa de homicídio simples. Conforme a denúncia, no dia 12 de abril de 2021, no bairro Itacolomi, o réu teria desferido diversos golpes de faca contra a vítima, com a intenção de matá-la. Segundo o Ministério Público, os dois moravam na mesma residência e, após uma discussão, teriam entrado em luta corporal. Durante o conflito, a vítima foi atingida no abdômen, no peito e na costela, mas sobreviveu por circunstâncias alheias à vontade do agressor (Autos n. 5048408-42.2021.8.24.0038).

25 de setembro - Um homem será julgado pelos crimes de tentativa de homicídio e disparo de arma de fogo, em Florianópolis, após uma discussão no trânsito. A denúncia aponta que no dia 6 de outubro de 2022, por volta de 22h55min, no bairro da Barra da Lagoa, o acusado teria atirado contra o veículo da vítima em decorrência de uma desavença de trânsito. Horas mais tarde, o acusado e um colega teriam disparado mais quatro vezes contra a casa da vítima. O colega será julgado pelo crime de disparo de arma de fogo (Autos n. 5037178-77.2023.8.24.0023).

25 de setembro - Em Catanduvas, a sessão do Tribunal do Júri terá dois réus. Os homens são acusados de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 22 de novembro de 2023, no bairro Sebaldo Kunz. A acusação argumenta que os réus teriam se deslocado até a residência da vítima, que, ao sair, foi surpreendida por disparos em sua direção, e que o homicídio somente não se consumou por circunstâncias alheias à vontade dos denunciados, diante da fuga da vítima para dentro de casa e do eficaz socorro médico prestado. O crime teria sido cometido em ação de interesse de organização criminosa integrada pelos denunciados (processo em segredo de justiça).

25 de setembro - O Tribunal do Júri da comarca de São Lourenço do Oeste vai julgar um crime ocorrido na madrugada de 11 de março de 2024, no bairro Brasília. De acordo com a denúncia, um dos réus seria o mandante e os outros dois acusados teriam agredido a vítima com socos e chutes, principalmente na cabeça, na saída de um bar. Os agressores receberam a quantia de R$ 400 para cometer o crime (processo em segredo de justiça).

25 de setembro - A comarca de Xanxerê levará a júri o acusado de dupla tentativa de homicídio, registrada em Faxinal dos Guedes. A denúncia conta que alguns envolvidos em uma briga, durante festividade realizada em uma sede, foram retirados pelos seguranças. Em virtude do tumulto que o grupo causava do lado de fora, os seguranças foram até os homens para que deixassem o lugar, a pedido da organização do evento. Foi quando o réu desferiu diversos golpes de facão contra os seguranças, atingindo o pescoço de um e a cabeça, face e mão de outro. Os golpes não atingiram órgãos vitais e as duas vítimas foram prontamente socorridas. O crime aconteceu em 11 de outubro de 2015 (Autos n. 0003816-76.2015.8.24.0080).

25 de setembro - Na comarca de Santa Cecília, um homem será julgado por tentativa de homicídio, homicídio consumado e posse ilegal de arma de fogo. Os crimes ocorreram em setembro de 2015, após uma discussão por causa de som alto durante um churrasco. Segundo a denúncia, o acusado teria chamado duas pessoas até o portão de uma residência e, de forma inesperada, teria efetuado disparos com uma arma de fogo. Uma das vítimas sobreviveu; a outra morreu no local. Os crimes têm as qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas (Autos n. 0001381-07.2015.8.24.0056).

25 de setembro - Em Palhoça, quatro homens serão julgados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e organização criminosa. De acordo com a denúncia, em 4 de maio de 2022, no bairro Barra do Aririú, os acusados, acompanhados de mais seis homens, teriam fuzilado a vítima, que foi atingida por 131 disparos de arma de fogo. A vítima e os acusados seriam da mesma facção criminosa, mas a motivação para o crime seria o desaparecimento de drogas e a suposta mudança de organização criminosa (Autos n. 5014082-98.2022.8.24.0045).

25 de setembro – Na comarca de Garopaba, uma mulher será julgada por homicídio qualificado pelo motivo fútil. Consta na denúncia que em 12 de janeiro de 2019, por volta da 1h da manhã, em uma estrada no bairro Macacu, a ré, supostamente movida por ciúmes de seu ex-companheiro e irritada por ele ter chegado tarde em casa, teria desferido um golpe de faca contra a vítima, atingindo a região do tórax (Processo em segredo de justiça).

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: