Tribunal de Justiça entrega nova sede para o fórum da comarca de Rio do Oeste   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Tribunal de Justiça entrega nova sede para o fórum da comarca de Rio do Oeste  

Ação demonstra compromisso do TJ com ampliação do acesso à justiça 

04 Novembro 2024 | 18h36min
  • Comarcas

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (4/11), a Justiça catarinense inaugurou as novas instalações da comarca de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. O evento, que marca um importante avanço ao oferecer mais eficiência e acessibilidade aos serviços judiciais, contou com a presença do primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Cid José Goulart Júnior.

“Eu quero dizer, a todos que agora frequentarão este fórum, que eu lhes desejo que tragam para este prédio todo o carinho, toda a ternura e todo o amor que tinham na 'casinha'. E que aqui sejam muito felizes, que aqui realizem o que nós mais precisamos no nosso país, que é a justiça. E é para isso que toda essa estrutura foi montada, para isso está à disposição de todos”, enfatizou o primeiro vice-presidente do TJSC em seu discurso.

Situado na rua XV de Novembro, no centro da cidade, o novo prédio do fórum, alugado pelo Poder Judiciário catarinense, possui área de 485,24 metros quadrados e foi planejado para suprir a crescente demanda processual da comarca, que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Criada pela Lei Complementar n. 181, de setembro de 1999, a comarca de Rio do Oeste foi instalada em dezembro do mesmo ano. Além da cidade-sede, a comarca de Rio do Oeste abrange a cidade de Laurentino e atende hoje a uma população estimada em 15,6 mil habitantes.

A diretora do foro da comarca de Rio do Oeste, juíza Caroline Antunes de Oliveira, destacou a relevância da nova estrutura para o atendimento ao cidadão. “Esse novo prédio significa um novo ciclo, um ciclo de acesso à justiça por meio de um prédio mais amplo, mais seguro, que atende a critérios de acessibilidade, de segurança, para a população que procura o Poder Judiciário e vai encontrar agora um prédio que realmente atende suas necessidades”, ressaltou, ao afirmar que o novo prédio marca outro capítulo na história da comarca.

As novas instalações oferecem espaços dedicados ao gabinete da juíza da Vara Única de Rio do Oeste, assessoria, cartório, sala de audiências, sala passiva, sala de assistente social, Juizado Especial e secretaria do foro, além de espaços para os oficiais de justiça e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local. O prédio conta ainda com vagas de garagem privativas e rotativas, mais acessibilidade completa com banheiros adaptados e vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Além do primeiro vice-presidente do TJSC, participaram do ato solene o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o procurador-geral de Justiça, Fábio Trajano; os juízes-corregedores Laudenir Fernando Petroncini e Humberto Goulart da Silveira; o diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali; o conselheiro estadual da OAB de Santa Catarina, Luiz Henrique Pereira, representando a presidência da OAB/SC; o prefeito de Rio do Oeste, Diogo Ferrari, e o prefeito de Laurentino, Marcelo Tadeo Rocha,  além de servidores da comarca e demais autoridades locais.

Reunião com magistrados da região

Momentos antes da cerimônia de inauguração das novas instalações da comarca de Rio do Oeste, o desembargador Cid José Goulart Júnior reuniu-se com magistrados da região. Durante o encontro, ele reforçou o compromisso de apoio às comarcas, abordou as entregas da administração neste e no próximo ano e colocou toda a sua equipe à disposição dos magistrados locais.

Participaram da reunião a juíza Bruna Luíza Hoffmann, de Trombudo Central; a juíza Caroline Antunes de Oliveira, de Rio do Oeste; os juízes Cláudio Márcio Areco Junior, Geomir Roland Paul, Giancarlo Rossi e a juíza Juliana Andrade da Silva Silvy Tholl, de Rio do Sul; os juízes Eduardo Felipe Nardelli e Márcio Preiss, de Ituporanga; o juiz Jean Everton da Costa, de Ibirama; o juiz Wellington Barbosa Nogueira Junior, de Presidente Getúlio; e o juiz Wilyann Wallace de Souza, de Rio do Campo.

Confira a cobertura fotográfica do evento.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080