Vacinação contra a gripe é iniciada no TJSC e está disponível até sexta-feira - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Des. Francisco Oliveira Neto recebeu a primeira dose da vacina na abertura da campanha
- Saúde
O posto montado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) começou a vacinação contra a gripe na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, com a presença do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e do juiz auxiliar da Presidência Fernando Rodrigo Busarello. Eles receberam as primeiras doses da vacina trivalente contra o vírus influenza. De imediato, foram seguidos por servidores e demais interessados em garantir a imunização.
A vacinação na sede do TJSC (rua Álvaro Millen da Silveira, 208, Centro de Florianópolis) continua até sexta-feira, 23 de maio. A aplicação da vacina ocorre no 5º andar da Torre I, na sala de atendimento da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), e na sala dos bombeiros, no HS da Torre I, das 10h às 18h. A ação é parte da campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A vacinação é aberta ao público e será realizada por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. É obrigatória a apresentação de documento com foto. O objetivo da SES é reduzir as complicações, as hospitalizações e os óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacina disponibilizada pela Saúde estadual é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B, conforme orientação do Ministério da Saúde. O imunizante leva cerca de 15 dias para surtir efeito e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
A abertura dos trabalhos no TJSC foi supervisionada pela gerente regional de Saúde da Grande Florianópolis, Fabiane Mendes de Melo. A diretora de Saúde e Qualidade de Vida do TJ, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, lembra da importância da vacina num momento crítico, com aumento de atendimentos motivados por doenças respiratórias. “Ela reforça a imunização da pessoa contra o vírus, e desse modo também protege parentes próximos, crianças, idosos e outras pessoas vulneráveis à contaminação”, destaca.
Desde o dia 12 de maio de 2025, o imunizante está disponível para toda a população nas unidades básicas de saúde. Por conta disso, o Judiciário catarinense tem incentivado todos os colaboradores, em cada comarca e fórum de todo o Estado de SC, a procurar a unidade básica de saúde mais próxima para se vacinar. A iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário catarinense com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade, ao apoiar ações que ampliam o acesso à imunização.