Webconferência estadual do Novos Caminhos reúne 228 participantes e reforça parcerias - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Encontro virtual discutiu avanços, desafios e estratégias para ampliar oportunidades
Com 228 participantes entre magistrados, interlocutores do TJSC, representantes de entidades parceiras, equipes técnicas das casas de acolhimento institucional e profissionais da rede de proteção, a 2ª Webconferência Estadual do Programa Novos Caminhos foi realizada nesta sexta-feira, 27 de junho. O encontro, promovido pela coordenação técnica do programa, ocorreu de forma virtual, transmitido a partir da sala Thereza Tang, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O foco principal foi a articulação de ações e a mobilização conjunta para ampliar as oportunidades dos jovens acolhidos no Estado.
A abertura foi marcada por uma apresentação criativa da equipe técnica do programa na região do Vale do Itajaí. Em vídeo, o grupo encenou um telejornal para apresentar os pilares do Novos Caminhos. A iniciativa abordou os principais desafios enfrentados, os avanços na área da empregabilidade, as visitas técnicas realizadas e a relevância dos encontros bimensais na articulação entre as instituições envolvidas.
A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da CEIJ, fez um agradecimento e reconhecimento ao trabalho coletivo. “Hoje tivemos um recorde de participantes. Foram em torno de 228 corações colocados para que a gente possa dar continuidade ao programa, para que tudo isso funcione. Estou muito feliz, muito grata pela participação de todos. Sei que cada um vai fazer o melhor possível. Tenho muito orgulho do trabalho realizado em todo o Estado, e saber que não estamos sozinhos aquece o coração”, destacou.
A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Jaraguá do Sul e diretora da área de Família, Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), ressaltou a importância desses encontros para renovar o compromisso com o programa.
“Essas reuniões nos dão mais ânimo para divulgar o Novos Caminhos em toda oportunidade possível. Já realizamos visitas técnicas em empresas, na OAB e em espaços como o CIEE, onde uma jovem, após participar de um curso, conquistou uma vaga de emprego. Esses momentos são essenciais para mostrar o potencial dos nossos jovens.”
A magistrada reiterou ainda seu engajamento com a iniciativa: “Sou entusiasta do programa. Divulgo sempre que posso, até mesmo em entrevistas sobre outros temas. É um trabalho de muitas mãos, que exige amor, gás e dedicação. Que possamos continuar fazendo o programa crescer, inclusive atendendo à orientação do próprio CNJ”, concluiu.
Sobre o Programa Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos tem como objetivo promover a cidadania e a autonomia de jovens que vivem nos serviços de acolhimento de Santa Catarina. A iniciativa oferece acesso a educação, saúde, capacitação e qualificação para o mercado de trabalho.
Além do TJSC, da AMC e da FIESC, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag), a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC).