Nove comarcas celebram mais um ano de trajetória e aprimoramento na prestação jurisdicional - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Nove comarcas celebram mais um ano de trajetória e aprimoramento na prestação jurisdicional

Unidades avançam na história e reforçam o compromisso com a justiça

03 Fevereiro 2025 | 15h30min
  • Comarcas

O mês de fevereiro é marcado por importantes aniversários de instalação no Judiciário catarinense. Nove comarcas espalhadas pelo Estado celebram suas trajetórias de atendimento à população e fortalecimento da Justiça. Entre elas Curitibanos, que completa 148 anos de história, e Joinville e Blumenau, que celebram 135 anos de instalação em 2025. Além das celebrações, algumas unidades planejam inaugurações e melhorias estruturais para continuar oferecendo um serviço de qualidade aos jurisdicionados.

Curitibanos 

A imagem mostra a fachada de um prédio identificado como "FÓRUM". O edifício é de dois andares e possui uma arquitetura moderna com revestimento de azulejos em tons de cinza. Há janelas grandes no andar superior e algumas bandeiras hasteadas na frente do prédio. Na frente do fórum, há uma área gramada com algumas árvores e um caminho pavimentado que leva à entrada principal. O céu está azul, indicando um dia ensolarado.
 

Curitibanos, na Serra catarinense, destaca-se por sua localização estratégica, no centro do Estado, pela riqueza histórica, pois foi palco de importantes movimentos sociais como o Contestado e a Revolução Farroupilha, e ainda pela diversidade econômica. A comarca local completou 148 anos de instalação no dia 1º de fevereiro. A unidade atende a demandas judiciais de uma população de mais de 50 mil catarinenses dos municípios de Curitibanos, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul e Frei Rogério. Seis magistrados atuam em duas varas cíveis, Vara Criminal, Vara da Família, Infância e Juventude, Vara Regional de Execuções Penais e Juizado Especial Cível e Criminal. Eles coordenam o trabalho de cerca de 100 servidores, estagiários, terceirizados e policiais militares. No mesmo prédio, reformado em 1996 e localizado na região central da cidade, funcionam também duas promotorias de Justiça. Um novo prédio, já projetado, trará mais modernidade no que diz respeito à segurança, acessibilidade e demais padrões do PJSC. 

Meleiro 

 A imagem mostra a fachada de um edifício identificado como "FÓRUM". A construção possui um design moderno, com paredes de vidro e detalhes em azulejos azuis. Na entrada, há uma cobertura de vidro e metal, além de uma rampa de acesso com corrimão. Em frente ao prédio, há algumas plantas decorativas em vasos brancos. À direita, estão hasteadas três bandeiras em mastros. O edifício tem dois andares visíveis, com varandas de vidro no segundo andar.
 

A aniversariante do Sul é a comarca de Meleiro (Vara Única), que completa 16 anos de instalação no dia 9 de fevereiro. A cidade tem economia predominantemente agrícola, com destaque para a produção de arroz, milho e fumo, e possui forte influência da cultura italiana. Recebeu esse nome por conta da abundância de colmeias de abelhas que existiam local, o que indicava uma expressiva produção de mel. 

Blumenau

A imagem mostra um edifício de arquitetura moderna com três andares. A fachada é de cor clara, com detalhes em cinza escuro. Há várias janelas com persianas abertas. Na entrada principal, há quatro colunas brancas que sustentam uma espécie de varanda ou cobertura. Em frente ao prédio, há um caminho pavimentado e algumas plantas, incluindo palmeiras e arbustos. O céu está claro, indicando que é um dia ensolarado.
 

Neste ano, a comarca de Blumenau completa 135 anos de história. Instalada em 10 de fevereiro de 1890, a unidade desempenha um papel fundamental na prestação jurisdicional da região. Com uma população estimada em 380 mil habitantes segundo o IBGE, a cidade conta com dois fóruns: o Fórum Central, atualmente em reforma e localizado próximo ao Parque Vila Germânica, e o Fórum Universitário. Atualmente, 21 magistrados atuam na comarca, distribuídos em 19 varas especializadas, abrangendo áreas como direito civil, direito bancário, família, infância e juventude, Fazenda, crime e execução penal, além dos Juizados Especiais Cível e Criminal e da Vara Regional de Garantias, instalada em 2024. Localizada no Vale do Itajaí, Blumenau é uma cidade de forte colonização alemã, conhecida por sua cultura vibrante, arquitetura enxaimel e eventos de grande porte. Entre eles destaca-se a Oktoberfest de Blumenau - a maior festa alemã das Américas -, realizada anualmente no Parque Vila Germânica.

Joinville 

 A imagem mostra um edifício grande e moderno, que parece ser um fórum, localizado em Joinville, conforme indicado por uma placa na fachada. O prédio tem vários andares, com janelas grandes e uma estrutura que combina concreto e vidro. O design é geométrico, com telhados inclinados. Em frente ao edifício, há uma rua com vagas de estacionamento vazias e um gramado inclinado com algumas árvores e postes de iluminação. O céu está claro, sugerindo um dia ensolarado.
 

A comarca de Joinville é uma das mais antigas de Santa Catarina. Em 10 de fevereiro completa 135 anos de instalação. Atualmente, 600 servidores, colaboradores e estagiários atendem à demanda das 25 varas (Cível, Família, Infância e Juventude, Fazenda Pública, Criminal, Tribunal do Júri, Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal e Vara Regional de Garantias) em funcionamento nos Fóruns Central e Fazendário. No segundo semestre deste ano, a antiga Vara de Direito Bancário dará lugar a uma nova unidade, cuja competência está em definição. O novo fórum criminal da comarca está em fase de projetos.

Dionísio Cerqueira

 A imagem mostra um edifício de dois andares com uma arquitetura simples e simétrica. A fachada é branca com detalhes em tijolos aparentes, especialmente nas colunas que sustentam o telhado. No topo da fachada, está escrito "FÓRUM". Há um caminho pavimentado com ladrilhos em padrão xadrez que leva até a entrada do edifício. Ao redor do caminho, há áreas gramadas e algumas plantas. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

A comarca de Dionísio Cerqueira é considerada a mais longínqua do Estado e foi fundada em 11 de fevereiro de 1962. Assim, completa 63 anos de instalação. Tem divisas de Estado e país, o que revela características de trabalho peculiares, pois atua com carta rogatória e termos de colaboração entre estados e países. A comarca atua centrada na solução alternativa de conflitos, mediação, conciliação e prevenção, principalmente nas áreas da família e violência doméstica. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina está em tratativas com o governo estadual para doação de um terreno onde será construído o novo fórum.

Maravilha

 A imagem mostra a fachada de um prédio que parece ser um fórum. O edifício é de dois andares e tem um design moderno com linhas retas. A fachada é composta por uma combinação de cores claras, principalmente branco e amarelo, com detalhes em pedra. Há várias janelas grandes e retangulares distribuídas simetricamente. Na entrada principal, há uma marquise verde escura com a palavra "FÓRUM" escrita em letras brancas. Em frente ao prédio, há uma calçada e uma rua asfaltada. O céu está azul e sem nuvens, indicando um dia ensolarado.
 

Instalada em 18 de fevereiro de 1967, a comarca de Maravilha completa 58 anos de serviços judiciários aos moradores de Flor do Sertão, Iraceminha, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Santa Terezinha do Progresso, além do município-sede. Atualmente, conta com duas varas e o total de 49 colaboradores, envolvendo quadro estatutário e servidores terceirizados. Nos próximos dias, o fórum receberá melhorias na climatização do prédio e, para o segundo semestre deste ano, estão previstas obras no Salão do Tribunal do Júri.

São Lourenço do Oeste

A imagem mostra um edifício de um andar com a fachada voltada para uma rua asfaltada. A construção tem um design moderno com pilares em forma de "V" invertido, pintados de branco. Na parte superior da fachada, é possível ver a palavra "FÓRUM" escrita em letras grandes. Em frente ao prédio, há várias árvores com folhagem verde e algumas flores rosas, que proporcionam sombra na calçada. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

A comarca de São Lourenço do Oeste foi instalada em 21 de fevereiro de 1961. O fórum leva o nome do lagunense Claudio Rodrigues de Araújo Horn, juiz da comarca na época da instalação. A comarca é de Vara Única e composta dos municípios de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e Jupiá. Ao todo, são 20 colaboradores efetivos entre juiz, técnicos, oficiais e mais 11 servidores - assessor, estagiários, voluntários, profissionais da limpeza, vigilantes, cedidos e terceirizados. Neste ano em que a comarca comemora 64 anos de instalação, será inaugurado o novo fórum. A finalização das obras está prevista para junho, e a solenidade deve acontecer no mês seguinte.

Fraiburgo

A imagem mostra a fachada de um edifício identificado como "FÓRUM". O prédio é de dois andares, com uma entrada principal que possui uma cobertura triangular onde está escrito "FÓRUM" em letras grandes e brancas. Há uma escadaria com corrimãos que leva até a entrada. O edifício é pintado em tons claros e possui várias janelas. Em frente ao prédio, há uma calçada e uma rua. Algumas árvores com folhas amarelas e verdes estão presentes, sugerindo que a foto foi tirada durante o outono. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

No dia 22 de fevereiro, a comarca de Fraiburgo, no Meio-Oeste, completa 39 anos de instalação. A unidade tem duas varas. O quadro de pessoal conta com dois juízes, 63 servidores entre efetivos e comissionados, servidores municipais cedidos por convênio entre o Poder Judiciário e o município de Fraiburgo, terceirizados, policial militar e voluntária. Junto ao fórum ficam a 1ª e 2ª Promotorias de Justiça e uma sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A beleza arquitetônica do estilo enxaimel, utilizado pelos imigrantes alemães no Estado de Santa Catarina, é presente na estrutura do prédio que abriga a comarca. A cidade, conhecida nacionalmente pela produção de maçã, é fortemente influenciada por imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos, o que reflete na arquitetura, gastronomia e cultura local.

Xaxim

 A imagem mostra um edifício de dois andares com uma fachada predominantemente branca e detalhes em cinza. Na parte frontal do edifício, há uma placa com a palavra "FÓRUM" escrita em letras grandes. Em frente ao prédio, há três carros estacionados na rua. O edifício possui várias janelas, algumas com persianas e outras abertas. Há também algumas plantas e palmeiras na área externa, próximo à entrada principal. O céu está nublado, sugerindo um dia sem sol.
 

Outra comarca que também aniversaria neste mês é a de Xaxim, instalada em 25 de fevereiro de 1961, portanto há 64 anos. O fórum leva o nome de Dr. Altamiro Pereira da Cruz. O primeiro juiz da comarca foi o desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto. Abrange os municípios de Xaxim, Marema e Lajeado Grande. A unidade conta com um juiz e 24 servidores. A comarca aguarda a nomeação de outro juiz para a 1ª Vara Cível. O fórum tem quatro salas de audiência e um salão de júri. No prédio também está a sede do Ministério Público. Recentemente a sede recebeu sistema de videomonitoramento, e o forro dos corredores será trocado. Em breve, deve ser renovada a pintura externa do fórum.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080