Móveis doados pelo TJSC à FCEE proporcionam 'um lugar acolhedor e prazeroso' - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Móveis doados pelo TJSC à FCEE proporcionam 'um lugar acolhedor e prazeroso'

Após enxurrada, Judiciário catarinense repassou 115 móveis

26 Março 2025 | 10h00min

Mesas, cadeiras, armários, estantes e totens são alguns dos 115 móveis doados neste ano pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025 foi atingida por uma enxurrada no campus de São José. O mobiliário transferido está em bom estado de conservação, mas perdeu sua utilidade no Tribunal. Já na FCEE, os móveis organizam parte dos materiais dos cerca de 450 educandos e mantêm os serviços prestados pela fundação em benefício da sociedade catarinense.

Localizado no bairro Nossa Senhora do Rosário, o campus da FCEE sofre com as constantes enchentes em razão da geografia do terreno. Neste ano, a forte chuva alagou várias salas e comprometeu a infraestrutura necessária para o adequado funcionamento das atividades pedagógicas. Sem tempo para elaborar uma licitação, a fundação pediu o auxílio do Judiciário catarinense para manter o atendimento.

“Todo o nosso projeto desenvolvido foi prejudicado devido à enchente. Com os móveis que chegaram, a gente consegue organizar o desenvolvimento dos nossos trabalhos. Além disso, alguns móveis antigos estavam com mau cheiro porque já tinham sido danificados em outras enchentes. A doação possibilitou a troca desse mobiliário e o ambiente se tornou muito mais agradável, porque nós recebemos famílias e orientamos pessoas. Agora, podemos oferecer um lugar acolhedor e prazeroso”, comentou a pedagoga Giselle Araújo, que trabalha no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).

O público da FCEE é formado por pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação. São 450 educandos atendidos de modo fixo, mais os atendimentos pontuais, que geram um fluxo de cerca de 600 pessoas ao dia no campus. Além desses, são cerca de 400 colaboradores distribuídos entre servidores efetivos, temporários, terceirizados e outros.

O articulador de patrimônio da FCEE, Guilherme Santos, revelou que os móveis doados pelo TJSC foram aproveitados em cinco centros. “Além do NAAHS, o mobiliário recebido ocupa salas do Centro de Educação e Trabalho (CENET), Centro de Educação e Vivência (CEVI), Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) e Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). Todos são focados em atendimentos à comunidade e mudaram a nossa realidade, porque os móveis antigos estavam com um cheiro ruim e muita umidade por causa da água suja da atual e de outras enchentes”, observou Guilherme.

O setor que mais recebeu móveis é o responsável pelo “passe livre” do transporte público. “Após a enchente, chegamos a ficar dois dias sem atendimento. Fomos um dos setores mais atingidos. Aqui recebemos todos os dias cerca de 50 pessoas que precisam das carteiras de gratuidade do transporte público, como a do autista e a da fibromialgia. Com os novos móveis, a sala ficou mais funcional para o atendimento ao público”, completou o responsável pelo “passe livre”, Higor Kuntze.

O Judiciário catarinense realiza transferências e doações a órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica ou fundacional das esferas federal, estadual e municipal, e a instituições filantrópicas reconhecidas de utilidade pública, instituições sem fins lucrativos e de caráter assistencial e organizações da sociedade civil de interesse público previamente credenciadas. A ação é da Diretoria-Geral Administrativa (DGA), do TJSC, por meio da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP).

Veja mais fotos da entidade. 

Acompanhe vídeo sobre a doação de móveis para a FCEE, em Florianópolis:

 

Imagens: Divulgação/FCEE
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080