Justiça catarinense participa de evento que conecta tecnologia e inclusão social - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Justiça catarinense participa de evento que conecta tecnologia e inclusão social

Presidente do TJSC esteve em encontro que debateu soluções para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

22 Maio 2025 | 19h09min

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, participou nesta quinta-feira (22) da 2ª edição do Inclu_Tech – Construindo um Mundo Inclusivo, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O evento também foi transmitido online, com recursos de audiodescrição.

Promovido pela FIESC, em parceria com o TJSC e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), o Inclu_Tech teve como objetivo reunir pessoas com deficiência, representantes da indústria, instituições públicas, empresas e sociedade civil para debater ações, compartilhar experiências e apresentar tecnologias voltadas à construção de um mundo mais inclusivo.

A programação incluiu o "Inclu_Tech Tour", que apresentou inovações como o Portal de Inclusão da FIESC e o metaverso, ambiente virtual com vídeos, exposições e experiências imersivas. Um dos destaques foi a apresentação do protótipo do Gestolens, tecnologia em desenvolvimento pelo SENAI/SC em parceria com o TJSC e o TRT-SC, com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.

Além de experiências práticas, o evento contou com painéis temáticos, palestras e depoimentos sobre inclusão no ambiente de trabalho. A palestra magna ficou a cargo de Augusto Piazza, auditor do Estado e idealizador do projeto "Fora da Curva".

Em sua fala durante o evento, o desembargador Francisco Oliveira Neto destacou a importância de políticas públicas e iniciativas conjuntas para garantir acessibilidade, cidadania e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. “Aqui a palavra é inclusão, pois nós já ultrapassamos a ideia de que declarar direitos é o suficiente. Não é! Nós precisamos trabalhar, sempre, na concretização desses direitos”, disse.

O coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJSC, servidor Rodrigo Lima, também esteve presente no evento, juntamente com os servidores Raphael Lobo, Fernanda Chede Rotolo Caldas e Luciana Rabello Silva. A participação do TJSC no Inclu_Tech reforça o compromisso do Judiciário catarinense com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e acessível, em sintonia com as diretrizes de responsabilidade social e inovação tecnológica.

Veja a cobertura fotográfica do evento (Divulgação: Fiesc).

Imagens: Fiesc
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080