Magistrada aposentada recebe Comenda Municipal do Mérito Feminino em Blumenau - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Entrega de honraria celebrou avanços do protagonismo feminino na cidade
Em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e histórias inspiradoras, a juíza recém-aposentada Horacy Benta de Souza Baby, que atuou como titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, foi agraciada com a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna. Proposta pela vereadora Silmara Silva Miguel, a honraria reconhece a relevância da magistrada. A entrega ocorreu em sessão solene realizada na quinta-feira, 24 de julho, na Câmara de Vereadores de Blumenau.
Durante sua fala, a juíza compartilhou reflexões pessoais sobre o novo ciclo que se inicia com a aposentadoria: “A vida não me proporcionou muitas surpresas ao longo dos anos, mas parece que agora, com a maturidade e o 'stop' estratégico da aposentadoria, elas começaram a aparecer. Tenho ficado de boca aberta em algumas oportunidades nos últimos tempos. Parece que o universo conspira para movimentar o meu sossego. Uma dessas grandes surpresas, sem dúvida, foi essa homenagem”, agradeceu.
Horacy também destacou a importância da atuação coletiva na defesa da infância e juventude: “Meu muitíssimo obrigada pelo reconhecimento do trabalho na área, muitas vezes esquecida, não obstante a prioridade absoluta e constitucionalmente assegurada. Olhar para a infância e juventude deve ser um compromisso coletivo com o futuro. Só quando nós efetivamente entendermos que a criança não é apenas responsabilidade dos pais, mas de toda a sociedade, é que seremos aldeia e autêntica rede”.
A sessão solene também prestou homenagens a instituições e personalidades que se destacaram em áreas como educação, cidadania, sustentabilidade e esporte. Foram entregues 14 moções de louvor e comendas, com destaque para iniciativas desenvolvidas por educadoras da rede municipal, no esporte e em reconhecimento ao envolvimento com a pesquisa e o saber no ambiente escolar.
“Profundamente merecida, a comenda entregue à juíza Horacy reconhece uma mulher cuja história é sinônimo de sabedoria, justiça e humanidade. Agora recém-aposentada, ela encerra uma brilhante carreira na magistratura, mas jamais deixará de ser uma referência viva. Exerceu sua função com responsabilidade admirável, pautando decisões com zelo, precisão e, acima de tudo, um compromisso inegociável com a justiça e a dignidade humana. Mãe, esposa, mulher de fibra, é inspiração dentro e fora dos tribunais, dentro e fora de casa”, enfatizou a vereadora Silmara Miguel.
A cerimônia foi aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Legislativa no canal aberto digital 4.2, canal da NET e canal oficial da Câmara no YouTube.