Magistrado Gustavo Henrique Aracheski toma posse como juiz de direito de 2º grau no TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Magistrado Gustavo Henrique Aracheski toma posse como juiz de direito de 2º grau no TJSC

Remoção para o cargo, por merecimento, foi aprovada pelo Órgão Especial no último dia 17 de setembro

02 outubro 2025 | 18h07min

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 2 de outubro, no Auditório Desembargadora Thereza Grisólia Tang, em Florianópolis, o juiz Gustavo Henrique Aracheski tomou posse no cargo de juiz de direito de 2º grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia contou com a presença de desembargadores, juízes, assessores, familiares e convidados, que prestigiaram o importante momento da carreira do empossado.

A remoção do magistrado para o cargo, por merecimento, foi aprovada pelo Órgão Especial no último dia 17 de setembro e decorre da aposentadoria da juíza Vânia Petermann. O 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, empossou o novo magistrado do 2º grau de jurisdição catarinense.

No seu discurso de posse, Gustavo Aracheski agradeceu à família, a magistrados de grande importância no início de sua trajetória e a assessores pelo apoio ao longo da carreira. “É uma honra e um privilégio estar aqui para reafirmar à sociedade catarinense o meu compromisso de bem servi-la. E, junto aos meus pares, seguir prestando a jurisdição segundo a lei, orientado pelos princípios constitucionais e pelos valores que sustentam o Estado Democrático de Direito – atento, fundamentalmente, à dignidade da pessoa humana”, destacou.

Presidente em exercício do Tribunal, o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo destacou a visão sensível do empossado e agradeceu sua dedicação à magistratura. “O que nos inspira hoje é o exemplo de um juiz que alia o rigor técnico à sensibilidade humana, e compreende que a Justiça não se faz apenas com códigos – mas com escuta, empatia e discernimento. Ao assumir este cargo, leva consigo não apenas sua experiência mas também uma visão de mundo que valoriza o equilíbrio entre a efetividade da lei e a proteção dos direitos fundamentais”, assinalou.

Gustavo Aracheski formou-se em Direito pela Faculdade de Joinville em 1996. Possui mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, com dupla titulação pela Universidade do Minho, em Portugal. O magistrado ingressou na carreira em 1999 e atuou nas comarcas de São Lourenço do Oeste, Catanduvas, Seara, Canoinhas, São Francisco do Sul e Joinville. Em 2022, e novamente a partir de setembro de 2024, passou a atuar como juiz convocado no TJSC, integrando a 1ª e a 6ª Câmara de Direito Civil.

Veja mais imagens da posse.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: