Com espaços renovados, Núcleo de Prática Jurídica abre semestre letivo em Blumenau - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Com espaços renovados, Núcleo de Prática Jurídica abre semestre letivo em Blumenau

TJSC promoveu melhorias e teve servidora homenageada por dedicação à obra

19 fevereiro 2026 | 16h05min

No Fórum Universitário da comarca de Blumenau, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FURB iniciou o semestre letivo em ambiente revitalizado, após a conclusão de um conjunto de melhorias estruturais executadas, em sua maioria, durante o recesso. A abertura das atividades acadêmicas, realizada no dia 12 de fevereiro, ainda foi marcada por homenagem à chefe de secretaria do foro, Cristina Augusta Zendron Range, em reconhecimento pela dedicação às intervenções realizadas no prédio.

As obras de modernização contemplaram o segundo andar do Fórum Universitário, com a substituição do forro modular por PVC e a instalação de painéis de LED de alta eficiência em todo o sistema de iluminação. Houve ainda a troca das portas das salas, execução de pintura e acabamentos, realizados em horários diferenciados para evitar interrupções no atendimento ao público.

De acordo com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), houve atualização dos pisos, com a aplicação de porcelanato nas áreas de circulação e laminado nas salas, além da instalação de novos equipamentos de climatização nos corredores do pavimento, o que ampliou o conforto térmico para servidores, acadêmicos e usuários.

Paralelamente, o retrofit das esquadrias de todo o prédio segue em execução por etapas. A terceira fase foi concluída ao fim de 2025, a quarta já está em andamento e outras quatro etapas ainda serão realizadas até a conclusão do projeto. As intervenções promovem ganhos significativos em conforto acústico, segurança, acessibilidade e padronização visual, além de ampliarem a eficiência energética do edifício, com a redução do consumo de energia e da carga térmica nos ambientes.

Abertura do semestre letivo

A reunião de abertura do semestre foi presidida pelo coordenador do NPJ, professor César Augusto Wolff, e contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Jurídicas, professor doutor Feliciano Alcides Dias, e da chefe do Departamento do Curso de Direito, professora doutora Priscila Zeni de Sá. Também participaram do ato, em reforço à parceria institucional entre a universidade e o Poder Judiciário de Santa Catarina, o diretor do foro, juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto; o coordenador do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC), juiz Jeferson Isidoro Mafra; e o chefe de cartório do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica da comarca de Blumenau, André Kolpachnikof Pereira.

O encontro reuniu ainda professores, servidores e representantes estudantis do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua, em programação que se estendeu ao longo da tarde com debates e atualizações sobre o ensino jurídico. O momento reafirmou o compromisso com a formação prática dos acadêmicos, a integração com o Poder Judiciário e a busca permanente pela excelência no ensino jurídico.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: