Programa Novos Caminhos proporciona novas vivências para acolhidos em Criciúma - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Programa Novos Caminhos proporciona novas vivências para acolhidos em Criciúma

Passeio em parque ecológico e contação de histórias ampliam experiências e despertam novas possibilidades

11 agosto 2026 | 11h05min

As crianças e os adolescentes em acolhimento na comarca de Criciúma tiveram a oportunidade de experimentar novas vivências por meio do Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Com o apoio de instituições parceiras e voluntários, foram promovidas atividades diferenciadas que ampliam o repertório dos acolhidos e apresentam novas possibilidades de aprendizado, convivência e futuro.

Recentemente, um grupo de adolescentes visitou o Parque Aguaí, em Siderópolis, em uma manhã de diversão e aprendizado, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). No início da atividade, o proprietário do local, Albertino (Beto) Ferreira, recebeu os jovens e, além de apresentar o espaço, compartilhou um pouco de sua trajetória no setor de turismo e falou sobre as oportunidades profissionais existentes na área.

Foto horizontal: pessoa pratica tirolesa em área arborizada, enquanto outras acompanham a atividade no chão. 

O empresário explicou aos adolescentes como funciona o trabalho no segmento e apresentou diferentes possibilidades de atuação profissional, para que pudessem conhecer também essa alternativa de carreira. "Na vida, o que levamos é o bem que fazemos. Receber as crianças no parque encheu meu coração de alegria por poder proporcionar para elas momentos felizes. Continuarei semeando esses pequenos gestos que, para elas, podem fazer toda a diferença", afirmou Beto.

Durante o passeio, os adolescentes percorreram a trilha interpretativa do parque, conheceram espécies de árvores e aprenderam mais sobre a fauna e a flora da região. Também puderam conhecer a cachoeira existente no local. Como cortesia, o parque disponibilizou ainda passeios de pedalinho e tirolesa para os jovens.

Contação de histórias leva magia da literatura para lar de acolhimento

Em outra iniciativa voltada à cultura, à imaginação e ao incentivo à leitura, a escritora e poetisa Lise Oliveira visitou o Lar de Acolhimento Institucional Florescer I, em Criciúma, para uma atividade de contação de histórias. Entre as obras apresentadas e interpretadas estava Ciranda de Histórias, de sua autoria.

Para a escritora, o encontro foi marcado pela alegria de ver as crianças sorrindo, participando da atividade e entrando no que ela chama de "Reino dos Livros". "Na infância, quando muitas respostas me faltaram, os livros me ofereceram um lugar onde eu podia existir sem medo. A leitura foi meu refúgio, minha companhia e uma forma de compreender que o mundo poderia ser maior do que a dor que eu conhecia", afirmou.

Foto horizontal: crianças participam de roda de leitura com balões e penas durante atividade recreativa. 

Segundo Lise, estar naquele espaço como escritora e contadora de histórias teve um significado especialmente profundo. "A menina que um dia precisou encontrar abrigo nas páginas retornava, agora adulta, para abrir essas páginas a outras crianças", destacou.

Sobre o programa

O Programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 por meio do termo de cooperação assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e FIESC/SESI/SENAI e objetiva transformar a realidade e desenvolver as potencialidades de crianças, adolescentes e jovens que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. As ofertas do Programa dividem-se em 4 (quatro) eixos: educação básica e profissional, vida saudável, empregabilidade e parceria para a oferta de outras ações.

Ao longo de sua existência, tornaram-se parceiros: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR); Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC); Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (ANOREG); e Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (SINOREG).

Em razão da nacionalização implementada pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução CNJ n. 543/2024, a iniciativa catarinense passou a contar com o apoio de parceiros nacionais: AXIA Energia, Banco do Brasil, Correios, SEST/SENAT e TRT da 12ª Região.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: