23 setembro 2026 | 16h38min
Ao som da gaita, entre versos, causos e rodas de chimarrão, magistrados, servidores e colaboradores da comarca de Campos Novos viveram uma tarde diferente na última sexta-feira, 18 de setembro. A 1ª Mateada do Poder Judiciário transformou o Salão do Júri em um espaço de convivência, celebração das tradições gaúchas e fortalecimento dos vínculos entre as pessoas que fazem a Justiça diariamente.
Promovida em alusão à Semana Farroupilha e ao Dia do Gaúcho, a iniciativa teve como foco a integração e o bem-estar emocional dos participantes, em consonância com a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, instituída pela Resolução CNJ n. 207/2015 e adotada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
A ação contou com o apoio dos magistrados da unidade, entusiastas de iniciativas voltadas à valorização da cultura e da convivência no ambiente de trabalho. A proposta foi aproximar colegas, incentivar momentos de pausa na rotina forense e reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.
A programação destacou elementos que fazem parte da identidade cultural de Campos Novos, município reconhecido pela forte preservação das tradições gaúchas. O público acompanhou apresentações artísticas, música e declamações que deram um tom especial ao encontro.
Um dos destaques foi a participação do poeta, escritor e declamador Delonei Bergamo Picoli, filiado ao CTG Padre Benjamim, atual campeão catarinense na categoria Declamação Peão Veterano e vice-campeão nacional de Causos de Galpão. Cidadão honorário de Campos Novos pelos serviços prestados à tradição gaúcha, ele se apresentou acompanhado pelo músico João Pedro Naderer Baptistão ao violão.
A celebração também contou com a participação do artista Jairo Augusto Puhl, integrante do CTG Porteira Camponovense, que compartilhou reflexões sobre a importância histórica da cultura gaúcha na formação do município. Ao som de sua gaita, foram apresentadas danças típicas pelos casais Francisco Antônio Gandin Pereira e Júlia Natalia Gandin Pereira, e Pietro Valente Thibes de Campos e Agatha Valente Thibes de Campos.
Outro momento especial foi a apresentação do jovem gaiteiro Davi Micheletto, de apenas 10 anos. O pequeno encantou o público com suas interpretações musicais.
Enquanto as apresentações aconteciam, a cuia de chimarrão circulava entre os participantes, simbolizando união e acolhimento. O hábito de compartilhar o mate aproximou diferentes equipes que atuam no sistema de Justiça, incluindo integrantes do Judiciário e da Defensoria Pública, com diálogo, empatia e fortalecimento das relações profissionais.
Além de valorizar a cultura local, a iniciativa reforçou a importância de criar espaços de convivência e integração no ambiente de trabalho. “Em uma rotina marcada por demandas complexas e constante responsabilidade, momentos como esse contribuem para reduzir o estresse, fortalecer o sentimento de pertencimento e promover um clima organizacional mais saudável”, destacaram os servidores.
A 1ª Mateada do Poder Judiciário, segundo eles, deixa uma mensagem simples, mas significativa: “Cuidar das pessoas também é uma forma de fortalecer a Justiça. Afinal, a qualidade da prestação jurisdicional e do atendimento ao cidadão passa, necessariamente, pelo bem-estar daqueles que constroem diariamente o trabalho do Poder Judiciário”, concluem.
Imagens: Divulgação/Comarca de Campos Novos
Conteúdo:
Diretoria de Comunicação/DCOM