Primeira Vice-Presidência
Horário de atendimento

Gabinete: das 8h às 19h
Secretaria das Comissões de Concursos: das 12h às 19h

(48) 3287-4122
(48) 3287-4123
Rua Álvaro Millen da Silveira, n. 208 Torre II - 7º andar, Sala 703, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88020-901
Desembargador João Henrique Blasi 

O Desembargador João Henrique Blasi é natural de Florianópolis, Bacharel em Administração de Empresas pela ESAG/Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, assim como Especialista em nível de Mestrado em Direito Público também pela UFSC.

Foi Advogado Militante, Conselheiro Seccional e Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, exerceu os cargos Secretário de Estado da Justiça e de Secretário de Estado da Segurança Pública, bem como foi eleito Deputado Estadual para quatro mandatos.

Em 2007 tomou posse no cargo de Desembargador, judicando inicialmente na 4ª Câmara de Direito Comercial e, na sequência, na Segunda Câmara de Direito Público, da qual foi presidente, assim como presidiu o Grupo de Câmaras de Direito Público.

Em 2019 foi eleito Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça catarinense, para o biênio 2020-2022.

Competências e Atribuições

  • Substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos e sucedê-lo em caso de vaga do cargo de Presidente, ocorrida na segunda metade do mandato (Art. 15, inico I, Regimento Interno TJSC);
  • Compor o Conselho da Magistratura e o Conselho de Administração (Art. 15, inico II, Regimento Interno TJSC);
  • Presidir as Comissões de Divisão e Organização Judiciárias, de Jurisprudência, e do Regimento Interno, e as de Concurso para Ingresso na Magistratura (inclusive Juiz Auditor da Justiça Militar), para ingresso e remoção na Atividade Notarial e de Registro, para Advogados de Ofício do Juizado da Infância e da Juventude da Capital e da Justiça Militar, bem como as demais para ingresso nos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário (Art. 15, inico I, Regimento Interno TJSC; Art. 15, inico III, "a" e "b", Regimento Interno TJSC);
  • Despachar os pedidos de suspensão de liminares e de sentenças em mandados de segurança, ação popular e ação civil pública, resolvendo os incidentes que se suscitarem (Art. 15, inico III, "c", Regimento Interno TJSC);
  • Decidir os incidentes relativos à distribuição dos processos (Art. 15, inico IV, Regimento Interno TJSC);
  • Compor o Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais (Art. 15, Regimento Interno TJSC);
  • Compor o Conselho Gestor do Sistema dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos (Art. 15, Regimento Interno TJSC);
  • Compor o Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça - CEJUR (Art. 15, Regimento Interno TJSC);
  • Compor o Conselho Técnico-Científico da Academia Judicial (Art. 15, Regimento Interno TJSC); e
  • Exercer outras atribuições que lhe forem delegadas mediante ato do Presidente e de comum acordo com o 1° Vice-Presidente (Art. 15, inico VII, Regimento Interno TJSC).
Juiz de Direito Bruno Makowiecky Salles

Iniciou na Magistratura catarinense como Juiz Substituto, empossado em 1º/07/2009 e inicialmente lotado na 5ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Criciúma. Ainda como Juiz Substituto, foi posteriormente lotado na 16ª e na 23ª Circunscrições Judiciárias, com sedes, respectivamente, nas Comarcas de Jaraguá do Sul e Itajaí.

Promovido a Juiz de Direito, atuou como titular da Vara Única da Comarca de Rio do Campo, da 1ª Vara da Comarca de Rio Negrinho, da 1ª e da 2ª Varas da Comarca de Fraiburgo, da 2ª Vara da Comarca de Barra Velha e da 2ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma.  

Foi membro e Presidente da 4ª Turma de Recursos, em Criciúma. Atuou como Juiz Eleitoral em Zonas sediadas nas Comarcas de Rio Negrinho, Fraiburgo e Barra Velha. Também exerceu as funções de Diretor do Foro nas Comarcas de Rio do Campo, Rio Negrinho e Fraiburgo. 

Designado para exercer as funções de Juiz-Auxiliar da 1ª Vice-Presidência na gestão 2020/2022. 

É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Material e Processual Civil pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Especialista em Direito e Gestão Judiciária pela Academia Judicial (CEJUR). Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pela Università Degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália.¿

Atribuições

  • Auxiliar o 1° Vice-Presidente na consecução de suas atribuições e competências, bem como executar as atividades que lhe forem delegadas;
  • Elaborar pareceres e minutas de atos normativos e administrativos;
  • Proferir despachos ordinatórios;
  • Auxiliar os integrantes das Comissões de Divisão e Organização Judiciárias, de Regimento Interno, de Jurisprudência, de Concurso para Ingresso na carreira da Magistratura, de Concurso para Ingresso na Atividade Notarial e de Registro e de Concurso de Servidores;
  • Acompanhar a tramitação dos procedimentos instaurados pelo Conselho Nacional de Justiça e que tenham relação com as competências e atribuições da 1ª Vice-Presidência;
  • Coordenar a organização e a administração do gabinete da 1ª Vice-Presidência e da Secretaria das Comissões de Concurso;
  • Planejar e organizar, em concurso com as Diretorias, o desenvolvimento dos concursos públicos realizados pelo Tribunal de Justiça, orientando quanto aos procedimentos e o cumprimento dos prazos administrativos e legais;
  • Atuar na elaboração de projetos voltados ao aperfeiçoamento das atividades do gabinete da 1ª Vice-Presidência;
  • Compor o comitê de competências instituído para examinar e opinar quanto à instalação, classificação, funcionamento, elevação, rebaixamento, desdobramento, agregação, alteração e extinção de unidades de divisão judiciária, conforme previsto na Resolução n. 28/2010-TJ.
Composição
Secretário Jurídico
Rafael de Mello 
Telefone: (48) 3287-3781
 
Oficial de Gabinete
Claudia Margarida 
Telefone: (48) 3287-3784 
 
Recepção e agenda
Ana Cláudia Cardoso  
Telefone: 3287-4123 
 

Assessoria
 

Atribuições
  • Auxiliar o 1° Vice-Presidente na organização e administração do Gabinete da 1ª Vice-Presidência e da Secretaria da Comissão de Concursos;
  • Elaborar minutas de atos normativos e administrativos;
  • Elaborar pesquisas e minutas para os processos administrativos e judiciais;
  • Coordenar e acompanhar as atividades da Assessoria Especial da 1ª Vice-Presidência e otimizar o fluxo dos trabalhos em Gabinete;
  • Coordenar e acompanhar as atividades dos Secretários das Comissões de Divisão e Organização Judiciárias, de Regimento Interno, de Jurisprudência, de Concurso para Ingresso na carreira da Magistratura, de Concurso para Ingresso na Atividade Notarial e de Registro e de Concurso de Servidores;
  • Elaborar e implementar projetos de aperfeiçoamento das atividades da 1ª Vice-Presidência;
  • Auxiliar no planejamento e organização de concursos públicos para o quadro efetivo do Tribunal de Justiça;
  • Gerenciar a recepção do Gabinete da 1ª Vice-Presidência, a agenda do 1º Vice-Presidente e a correspondência oficial.
Composição
Secretária
Maira Andrade 
Telefone: (48) 3287-3786 
 

Atribuições

  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos à Divisão e Organização Judiciárias;
  • Distribuir os processos administrativos aos Juízes e Desembargadores integrantes da Comissão e realizar as movimentações processuais;
  • Elaborar certidões bem como efetuar o arquivamento dos processos administrativos respectivos;
  • Realizar pesquisas e promover estudos sobre temas relacionados à Organização e Divisão Judiciárias.
Legislação correlata
Composição
Secretária
Dayse G. Back de S. Thiago 
Telefone: (48) 3287-3785
 

Atribuições

  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos ao Regimento Interno;
  • Distribuir os processos administrativos aos Juízes e Desembargadores integrantes da Comissão e realizar as movimentações processuais;
  • Elaborar certidões bem como efetuar o arquivamento dos processos administrativos respectivos;
  • Promover estudos para a conclusão do projeto do novo Regimento Interno, por meio de pesquisas de atos regimentais editados pelo Tribunal, acompanhamento da legislação estadual e das normas editadas pelo Conselho Nacional de Justiça e demais Tribunais de Justiça dos Estados.
Legislação correlata
Composição
Secretário
Luiz Gustavo de Miranda Gomes 
Telefone: (48) 3287-3788 
 
Atribuições
  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos à Jurisprudência do Tribunal de Justiça Catarinense;
  • Distribuir os processos administrativos aos Desembargadores e Juízes integrantes da Comissão e realizar as movimentações processuais;
  • Elaborar certidões bem como efetuar o arquivamento dos processos administrativos respectivos;
  • Auxiliar na elaboração da Revista Jurisprudência Catarinense, do Informativo de Jurisprudência e do Anuário das Turmas de Recursos, por meio da análise dos acórdãos publicados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal;
  • Elaborar, no que concerne ao Informativo mensal, manchetes que sintetizem o conteúdo de destaque dos julgados selecionados, de forma a despertar o interesse do leitor;
  • Contribuir para o constante abastecimento do banco de julgados do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal que possuam ligação com as atividades desempenhadas pela 1ª Vice-Presidência;
  • Zelar pelo cumprimento dos requisitos necessários à manutenção da Revista Jurisprudência Catarinense como repositório oficial de jurisprudência.
Legislação correlata
Composição
Secretário
Alexandre Schmidt Fernandes 
Telefone: (48) 3287-2601 
 
Assessoria
Gelson Leite Ferreira 
Telefone: (48) 3287-2604 
 
Karen Caroline Figueiró Tonini 
Telefone: (48) 3287-2599 
 
Wânia Kamienski  
Telefone: (48) 3287-2602 
 
Atribuições
  • Auxiliar os trabalhos da Comissão do Concurso de Provimento de cargo de Juiz Substituto;
  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos ao concurso da Magistratura;
  • Distribuir os processos administrativos aos Desembargadores, Juízes e Advogados integrantes da Comissão e realizar as movimentações processuais;
  • Elaborar certidões bem como efetuar o arquivamento dos processos administrativos respectivos;
  • Manter a Comissão sempre atualizada sobre a existência de procedimentos administrativos perante o Conselho Nacional de Justiça, processos administrativos neste Tribunal, mandados de segurança em todos os graus de jurisdição;
  • Redigir informações em mandados de segurança e em processos intentados junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho da Magistratura;
  • Pesquisar decisões dos Tribunais, das Cortes Superiores e do Conselho Nacional de Justiça, como também editais e legislações referentes aos concursos públicos de outros Estados que possam ser utilizados pela Comissão para a correta análise do certame em andamento e para os futuros concursos a serem abertos;
  • Instruir os servidores lotados na Secretaria da Comissão Permanente de Concurso, a fim de que todas as providências atinentes aos certames ocorram em observância aos procedimentos e prazos estabelecidos pelo Tribunal, bem assim para que possam auxiliar a gestão seguinte nos concursos que estão em andamento e dar continuidade aos projetos desenvolvidos.
Legislação correlata
Link correlato
Composição
Secretário
Alexandre Schmidt Fernandes 
Telefone: (48) 3287-2601 
 
Assessoria
Gelson Leite Ferreira 
Telefone: (48) 3287-2604
 
Karen Caroline Figueiró Tonini 
Telefone: (48) 3287-2599
 
Wânia Kamienski  
Telefone: (48) 3287-2602 
 
Atribuições
  • Auxiliar os trabalhos da Comissão de Concurso para Provimento de Cargo do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário;
  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos aos concursos de servidores;
  • Redigir informações em mandados de segurança e em processos intentados junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho da Magistratura;
  • Pesquisar decisões dos Tribunais, das Cortes Superiores e do Conselho Nacional de Justiça, como também editais e legislações referentes aos concursos públicos de servidores que possam ser utilizados pela Comissão para a correta análise dos certames em andamento e para os futuros concursos a serem abertos;
  • Instruir os servidores lotados na Secretaria da Comissão Permanente de Concurso, a fim de que todas as providências atinentes aos certames ocorram em observância aos procedimentos e prazos estabelecidos pelo Tribunal, bem assim para que possam auxiliar a gestão seguinte nos concursos em andamento e dar continuidade aos projetos desenvolvidos.
Legislação correlata
Link correlato
Composição
Secretária
Alexandre Schmidt Fernandes 
Telefone: (48) 3287-2601 
 
Assessoria
Gelson Leite Ferreira 
Telefone: (48) 3287-2604
 
Karen Caroline Figueiró Tonini 
Telefone: (48) 3287-2599 
 
Wânia Kamienski  
Telefone: (48) 3287-2602 
 
Atribuições
  • Auxiliar os trabalhos da Comissão do Concurso de Ingresso na Atividade Notarial e de Registro;
  • Organizar as reuniões da Comissão, contactar os membros, confeccionar atas, planilhas, informações, minutas de despachos e decisões em processos administrativos relativos ao Concurso de Provimento ou Remoção na Atividade Notarial e de Registro;
  • Redigir informações em mandados de segurança e em processos intentados junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho da Magistratura;
  • Pesquisar decisões dos Tribunais, das Cortes Superiores e do Conselho Nacional de Justiça, como também editais e legislações referentes aos concursos públicos para ingresso na Atividade Notarial e de Registro de outros Estados que possam ser utilizados pela Comissão para a correta análise do certame em andamento e para os futuros concursos a serem abertos;
  • Manter relação estreita com a Corregedoria-Geral da Justiça para que a 1ª Vice-Presidência permaneça informada sobre vacância, desdobro, desacumulação, criação e extinção de serventias extrajudiciais, com o fim de disponibilizar os dados nos concursos vindouros;
  • Instruir os servidores lotados na Secretaria da Comissão Permanente de Concurso, a fim de que todas as providências atinentes aos certames ocorram em observância aos procedimentos e prazos estabelecidos pelo Tribunal, bem assim para que possam auxiliar a gestão seguinte nos concursos que estão em andamento e dar continuidade aos projetos desenvolvidos.
Legislação correlata
Link correlato
Leis
  • Lei Complementar n. 35/1979: Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
  • Lei n. 7.347/1985: Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e dá outras providências.
  • Lei n. 8.038/1990: Institui normas procedimentais para os processos que especifica, perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
  • Lei n. 8.437/1992: Dispõe sobre a concessão de medidas cautelares contra atos do Poder Público e dá outras providências.
  • Lei n. 8.935/1994: Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro.
  • Lei n. 12.016/2009: Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências).
Atos Normativos
  • Portaria GVP N.2, de 11 de março de 2015: Disciplina a apresentação de requerimentos dirigidos à 1ª Vice-Presidência e às Comissões de Concurso do Tribunal de Justiça.
Outros