Dicas de gestão

Voltar Diversidade geracional nas equipes

Ao pensarmos a diversidade geracional no contexto institucional, com profissionais de diferentes faixas etárias (idades) atuando em uma mesma equipe, precisamos considerar que essa realidade plural nos impõe desafios decorrentes das diferentes formas de lidar com a rotina de trabalho, compreender o ambiente organizacional e se relacionar.

Quando bem gerenciada, essa diversidade se torna um diferencial positivo para qualquer equipe. No entanto, diferentes percepções e expectativas também podem gerar conflitos.

Pessoas mais jovens podem achar que profissionais com mais tempo de casa estão defasados tecnologicamente ou não apresentam abertura para o novo. Já os mais velhos podem condenar a falta de experiência ou a imaturidade dos jovens. Esses são apenas alguns exemplos do preconceito etário, nocivo às relações. Para enfrentá-lo, é necessário conversar sobre o tema de forma aberta e clara, com toda a equipe. 

Dialogar sobre a diversidade geracional, realizar exercícios de inversão de papéis e enfatizar os motivos pelos quais os olhares diferenciados, frutos de experiências múltiplas, tendem a contribuir para o sucesso da equipe, são abordagens importantes. Nesse contexto, mais uma vez, o foco na comunicação inclusiva, respeitosa e empática se torna indispensável.

As pessoas de cada geração reúnem, além de suas características pessoais, características de indivíduos que foram influenciados por um mesmo contexto histórico que refletiu diretamente em seus comportamentos, costumes e valores. Assim, para construir relações harmoniosas, é preciso compreender o que motiva cada grupo e conhecer o perfil de cada pessoa, buscando incentivar a troca de experiências, fomentar novas ideias e favorecer a colaboração. 

Também é importante compreender que a riqueza não está em encontrar o meio-termo, mas sim, valorizar particularidades e complementaridades da equipe. 

No Poder Judiciário catarinense, os servidores efetivos em atividade possuem a seguinte faixa etária (dados de outubro de 2023):

SERVIDORES ATIVOS DO PJSC, POR FAIXA ETÁRIA            
Faixa etária (em anos) 18-24 25-34 35-44 45-54 55-64 65+
Quantidade de servidores efetivos 14 909 2520 1696 679 104

O quadro acima demostra que a diversidade geracional enquanto inclusão de servidores de diferentes idades é nossa realidade, e sendo assim, é fundamental que os gestores atuem para torná-la um diferencial positivo no desenvolvimento das equipes. Isso pode representar uma série de vantagens, como:

  • Aprendizado constante — A troca de conhecimentos e ideias é um dos grandes benefícios da convivência entre gerações;
  • Inovação — Bagagem cultural, percepções e vivências diversas estimulam pensamentos e soluções inovadoras;
  • Motivação — Conviver com profissionais que tenham perfis e experiências plurais pode servir de inspiração para as pessoas.

Quando o foco está nos benefícios, é possível superar preconceitos a partir da empatia, do diálogo e do aprendizado. Desta forma, ao percebermos a importância dos complementares, compreendemos que a diversidade amplia o leque de possibilidades de crescimento e resolução de problemas de forma criativa.

Assim, o respeito ao valor que cada geração pode oferecer contribui para o aprendizado constante, torna o ambiente de trabalho mais harmônico e influencia positivamente o clima organizacional e a produtividade das equipes.
Até a próxima dica!

Elaboração:  
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Marcelo Dias e Silva

Referências
DIVERSIDADE GERACIONAL. Disponível em: <https://zenklub.com.br/blog/trabalho/diversidade-geracional/?> Acesso em 26 out 2023.

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/geracional/#:~:text=Significado%20de%20Geracional,pelo%20tempo%20de%2025%20anos> 26 out 2023

A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS INVESTIREM. Disponível em: <https://fia.com.br/blog/diversidade-geracional-a-importancia-das-empresas-investirem/amp/> Acesso em 26 out 2023.

SAIBA POR QUE É IMPORTANTE. Disponível em: <https://carreiras.pucminas.br/saiba-por-que-a-diversidade-geracional-e-importante-para-a-sua-empresa/> Acesso em 27 out 2023.

DIVERSIDADE GERACIONAL FORTALECE EMPRESA. Disponível em: <https://exame.com/colunistas/sua-carreira-sua-gestao/diversidade-geracional-fortalece-empresa/> Acesso em 30 out 2023.

DIVERSIDADE GERACIONAL. Disponível em:  <https://tangerino.com.br/blog/diversidade-geracional/> Acesso em 26 out 2023.

DIVERSIDADE ETÁRIA.  Disponível em: <https://www.feedz.com.br/blog/diversidade-etaria/> Acesso em 30 out 2023.

COMO ADMINISTRAR VÁRIAS GERAÇÕES. Disponível em: <https://www.escolaedti.com.br/gestao-de-lideranca-como-administrar-varias-geracoes> Acesso em 26 out 2023.

COMO LIDERAR DIFERENTES GERAÇÕES. Disponível em: <https://blog.escolaconquer.com.br/como-liderar-diferentes-geracoes/> Acesso em 27 out 2023.

DIVERSIDADE GERACIONAL. Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/diversidade-geracional> Acesso em 26 out 2023.