Dicas de gestão

Voltar Liderança ágil

O início de cada ano é um período no qual muitas pessoas aproveitam para repensar suas rotinas. Os objetivos podem ser diversos: ter mais tempo livre para o lazer, mais foco nos estudos, ser mais eficiente no trabalho, desenvolver novos hábitos voltados para a saúde e o autocuidado, entre outros.
No âmbito corporativo, aproveitando o início de um novo ciclo, é importante repensarmos nossa função, buscando responder aos desafios impostos pelas constantes mudanças em nosso mundo. Neste contexto, a liderança ágil pode ser uma excelente alternativa para o desenvolvimento de novas competências gerenciais.

A liderança ágil é um conceito muito útil para pautar a conduta dos gestores que têm a grande responsabilidade de coordenar uma equipe. Trata-se de um estilo de gestão baseado nos métodos ágeis que surgiram, inicialmente, no mundo do desenvolvimento de softwares e foram adaptados ao conceito da liderança ágil.

O desafio do líder dentro da metodologia ágil é criar um ambiente no qual as pessoas possam se desenvolver. Isso é facilitado quando a criatividade, a colaboração, a proatividade, a flexibilidade e a transparência, pilares desta metodologia, são estimuladas.

Já sabemos que o líder é responsável por engajar pessoas. Para tanto, precisa desenvolver um conjunto de competências interpessoais e possibilitar que as pessoas de sua equipe também as desenvolvam. A liderança ágil tem como principal finalidade a formação de líderes capazes não só de comandar, mas de empoderar as pessoas. Isso é possível quando o gestor busca e favorece o desenvolvimento das seguintes características:

  • Criatividade: o líder ágil reconhece a importância de um plano e está sempre disposto a segui-lo, porém, se tiver que buscar uma nova solução, apesar dos riscos, assim o fará, assumindo a responsabilidade pelas suas decisões. Além disso, para estimular a criatividade, precisa estar presente na rotina da equipe e sempre estar disposto para ouvir ideias e debatê-las.
  • Colaboração: na metodologia ágil o sucesso é sempre fruto do esforço coletivo. Cada colaborador tem o seu jeito de ser, pensar e agir e, como indivíduo, precisa ser ouvido e respeitado. Com isso, busca-se estimular um regime colaborativo, no qual cada um cuida do seu trabalho sem esquecer de que, ao seu lado, pode haver um colega precisando de ajuda. Além disso, este líder celebra as conquistas da equipe e valoriza o esforço de todos, deixando as individualidades de lado.
  • Proatividade: a proatividade vai muito além de apenas “tomar a iniciativa”. Ela é pautada não só na capacidade de resolver os mais complexos desafios, mas, sobretudo, em fazer isso com responsabilidade. Ao dar conta de uma demanda, o líder ágil procura não só tomar a frente, como fazer isso orientado por dados e informações de fontes seguras. A proatividade esperada de um gestor ágil tem relação com respostas imediatas pautadas em um forte senso analítico. 
  • Flexibilidade: líderes ágeis valorizam a autonomia das equipes e estão abertos a ouvir opiniões e feedbacks. Eles demonstram flexibilidade ao adaptar suas convicções às necessidades da equipe, priorizando argumentos sólidos e promovendo um ambiente colaborativo.
  • Transparência: o líder atua com transparência quando compartilha as informações relevantes, é honesto sobre os desafios a enfrentar e estabelece um ambiente de confiança, onde as pessoas da equipe se sentem à vontade para fazer perguntas e expressar suas preocupações. 

Ao apresentar estas características, o líder ágil entende a importância de empoderar a equipe com autonomia e responsabilidade. Desta forma, atua como um ponto de apoio, por meio do conjunto de ações humanizadas que executa. Como resultado, favorece o engajamento e o alcance de melhores resultados.
Além disso, atuar com base nos pilares da metodologia ágil gera bem-estar e desenvolvimento profissional para a equipe, pois os colaboradores sentem que serão apoiados e ouvidos sempre que necessário. 

Portanto, é possível afirmar que a gestão tradicional, focada no comando e controle, abre espaço para uma liderança ágil e inovadora que, a partir do desenvolvimento de líderes e liderados, oferece resultados cada vez mais efetivos.

Até a próxima!

Elaboração: 
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Jeremias José Madeira Junior

Referências: 
LIDERANÇA ÁGIL. <https://www.crossknowledge.com/pt/blog/lideranca-agil/> Disponível em 28 jan 2024. 
LIDERANÇA ÁGIL. <https://www.pontotel.com.br/lideranca-agil/> Disponível em 20 fev 2024.
LIDERANÇA ÁGIL. <https://www.mariaaugusta.com.br/lideranca-agil/> Disponível em 20 fev 2024.
LIDERANÇA ÁGIL. <https://multivix.edu.br/blog/lideranca-agil/> Disponível em 19 fev 2024.
LIDERANÇA ÁGIL. <https://www.gestta.com.br/lideranca-agil-no-escritorio-contabil/> Disponível em 19 fev 2024. 
LIDERANÇA ÁGIL: O QUE É E COMO SURGIU <https://fia.com.br/blog/lideranca-agil-o-que-e-como-surgiu-e-como-adotar-em-uma-empresa/> Disponível em 27 jan 2024.
LIDERANÇA E GESTÃO. <https://etalent.com.br/artigos/lideranca-e-gestao/lideranca-agil/> Disponível em 29 jan 2024.
SAIR DA LIDERANÇA FRÁGIL PARA LIDERANÇA ÁGIL.<https://blog.move42.com.br/sair-da-lideranca-fragil-para-lideranca-agil/> Disponível em 18 fev 2024