Dicas de gestão

Voltar Os gestores e o desenvolvimento dos estagiários

O Poder Judiciário de Santa Catarina possui o programa de estágio não obrigatório para estudantes do ensino médio e da educação superior. Para participar o estudante deve estar regularmente matriculado e frequentando o curso em uma das instituições de ensino conveniadas com o Tribunal. 

O estágio é a atividade desenvolvida pelo estudante em um ambiente real de trabalho, o que lhe proporciona uma primeira experiência profissional em sua área de formação. Durante o estágio, o estudante passa a compreender como funciona uma organização, como se portar no ambiente de trabalho, atender ao público e trabalhar em equipe, além de, no caso de estudantes universitários, perceber a aplicação prática do que se estuda na universidade.

Assim, o principal objetivo do estágio supervisionado é o aprendizado. Neste contexto, os gestores que supervisionam o estágio têm grande influência sobre o futuro profissional dos estagiários. Alguns cuidados podem ajudar nesse processo de ensino-aprendizagem:

  • Prepare-se para a chegada do estagiário - Crie uma descrição das tarefas que ele desempenhará e desenvolva um plano, com suas responsabilidades.
  • Faça-o sentir-se bem-vindo - Faça uma imersão na unidade de trabalho. Fale sobre a organização como um todo (sua missão e funcionamento) e sobre o propósito do setor. Apresente-o à equipe, reserve tempo para acompanhá-lo nos primeiros dias e, sobretudo, disponibilize as informações e orientações necessárias para o início do desenvolvimento das atividades. 
  • Não considere o conhecimento prévio - Tenha em mente que esta pode ser a primeira incursão do estagiário no mundo do trabalho. Assim, as coisas que parecem autoexplicativas para você podem não parecer para ele. Por isso, não suponha nenhum conhecimento prévio, explique tudo e dê instruções claras. 
  • Defina objetivos e processos - Definir objetivos e processos de trabalho é a base para criar um ambiente de trabalho ordenado e produtivo. A definição dos objetivos deixa visível para o estagiário onde ele precisa chegar e a clareza dos processos de trabalho estabelece o que ele precisa fazer para atingir os objetivos.
  • Estabeleça prioridades - É necessário que fique clara a ordem de prioridade das tarefas para não gerar ansiedade ou frustrações que atrapalhem o aprendizado ou mesmo a rotina do setor. 
  • feedbacks - O feedback é uma forma de avaliação do trabalho realizado, extremamente importante para quem está em processo de aprendizagem. O acompanhamento do aprendizado é fundamental para que os estagiários possam descobrir em que pontos estão indo bem e onde estão as oportunidades de melhoria.
  • Esteja disponível para dar suporte - Para que o estagiário aprenda e entregue os resultados esperados, ele precisa de suporte. O gestor deve estar atento às necessidades desse novo profissional e se colocar à disposição para ajudá-lo sempre que necessário. 
  • Estabeleça um canal de comunicação – É importante definir uma forma de comunicação efetiva (pessoalmente, e-mail, Teams, telefone) para o estagiário manter contato com o gestor. Quanto mais ágil for o apoio do gestor, mais rápido e seguro será o desenvolvimento do estudante. 
  • Esteja atento à saúde mental - É necessário que os gestores tenham empatia e estejam atentos à saúde mental dos estagiários. Certifique-se de que eles estão conseguindo lidar bem com os novos desafios e se coloque à disposição para auxiliá-los no que for necessário.

Mesmo com a possibilidade de atuação dos estagiários em trabalho remoto, é recomendável que estes iniciem as atividades de forma presencial, facilitando a compreensão e a adaptação à dinâmica da equipe. Caso atuem de forma remota, acompanhe de perto as atividades desenvolvidas para que estas possam efetivamente gerar aprendizado. 

Normalmente os estagiários ingressam na instituição sem experiência prévia e por esse motivo acabam sendo designados pelos gestores para realizar as tarefas mais simples, burocráticas e repetitivas. Isso pode não ser um problema, desde que eles também tenham a oportunidade de acompanhar as atividades das demais pessoas da equipe e entender o objetivo do trabalho como um todo, possibilitando um aprendizado mais amplo.

Além disso, é importante criar um vínculo emocional. Isso significa tratá-los com respeito, reconhecer a contribuição que oferecem à equipe e incentivar seu desenvolvimento. Um ambiente acolhedor e motivador pode favorecer o engajamento e o comprometimento dos estagiários com as atividades, resultando em aprendizados mais efetivos.

Até a próxima dica!

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Jeremias José Madeira Júnior
Marcelo Dias e Silva

Referências:

DICAS DE COMO CONDUZIR SEU ESTAGIÁRIO. Disponível em: <https://inquietaria.99jobs.com/6-dicas-de-como-conduzir-seu-estagi%C3%A1rio-remotamente-42476e75b955> Acesso em 02 abr 2023.

DICAS PARA SER UM BOM GESTOR DE ESTAGIÁRIOS. Disponível em: <https://www.ciee-es.org.br/blog/empresas/dicas-para-ser-um-bom-gestor-de-estagiarios> Acesso em 02 abr 2023.

GERENCIAR ESTAGIÁRIOS REMOTAMENTE. Disponível em: <https://www.agiel.com.br/site/blog-do-gestor/4-dicas-infaliveis-para-gerenciar-estagiarios-remotamente> Acesso em 06 abr 2023.

COMO COORDENAR E ORIENTAR ESTAGIÁRIOS. Disponível em: <https://www.cieepr.org.br/blog/como-coordenar-e-orientar-estagiarios/> Acesso em 10 abr 2023.

PÁGINA DO PJSC. CANDIDATOS. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/candidatos> Acesso em 18 abr 2023.