As páginas que ninguém lê - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de redação
Quando for escrever um texto longo para site institucional, observe estas dicas para aumentar as chances de que seja lido e compreendido.
- Sempre tenha em mente quem são seus potenciais leitores. São usuários de serviço público? Quais informações buscam para solucionar uma dúvida ou saber como agir? Escreva para eles, e não para impressionar colegas ou chefe.
- Organize as informações. Diga logo o seu objetivo e o assunto. No desenvolvimento apresente primeiro o conteúdo principal, o mais importante. Deixe o secundário para o final ou descarte-o. Siga essa lógica em cada tópico. Para separar tópicos, use títulos específicos que atendam a necessidades dos leitores.
- Falando ainda em organização, crie um sumário, de preferência com hyperlinks, que leve os interessados diretamente para o que buscam.
- Acrescente hyperlinks se quiser oferecer ao leitor outras páginas que aprofundem o assunto ou que contenham informações secundárias.
- Para destacar, por exemplo, uma série de etapas ou um conjunto de exigências ou características, use listas.
- Simplesmente publicar numa página de internet o exato conteúdo e formato de um relatório, de um artigo científico, de um projeto é uma forma de assustar leitores. Nesses casos, opte por fazer uma pequena apresentação e disponibilize o documento em formato PDF ou até HTML, mas sempre por meio de link.
- Saiba que, em certos textos, por causa do contexto, você não precisa ser exaustivo. Se quiser ir além, sem se alongar muito, pode subsidiar o leitor com links, QR Codes ou bibliografia.
Elaboração
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi
Nó: svmlx-liferay-07:8080