Dicas de redação

Voltar As páginas que ninguém lê

Quando for escrever um texto longo para site institucional, observe estas dicas para aumentar as chances de que seja lido e compreendido.

  1. Sempre tenha em mente quem são seus potenciais leitores. São usuários de serviço público? Quais informações buscam para solucionar uma dúvida ou saber como agir? Escreva para eles, e não para impressionar colegas ou chefe.
  2. Organize as informações. Diga logo o seu objetivo e o assunto. No desenvolvimento apresente primeiro o conteúdo principal, o mais importante. Deixe o secundário para o final ou descarte-o. Siga essa lógica em cada tópico. Para separar tópicos, use títulos específicos que atendam a necessidades dos leitores. 
  3. Falando ainda em organização, crie um sumário, de preferência com hyperlinks, que leve os interessados diretamente para o que buscam.
  4. Acrescente hyperlinks se quiser oferecer ao leitor outras páginas que aprofundem o assunto ou que contenham informações secundárias.
  5. Para destacar, por exemplo, uma série de etapas ou um conjunto de exigências ou características, use listas.
  6. Simplesmente publicar numa página de internet o exato conteúdo e formato de um relatório, de um artigo científico, de um projeto é uma forma de assustar leitores. Nesses casos, opte por fazer uma pequena apresentação e disponibilize o documento em formato PDF ou até HTML, mas sempre por meio de link.  
  7. Saiba que, em certos textos, por causa do contexto, você não precisa ser exaustivo. Se quiser ir além, sem se alongar muito, pode subsidiar o leitor com links, QR Codes ou bibliografia.

Elaboração
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi