Dicas de redação

Voltar Detox verbal

Vamos tratar do uso exagerado da redundância. Há casos em que a eliminação de ideias desnecessárias se justifica não só pelo sentido das palavras como também pelo contexto e conhecimento de mundo. Mais especificamente, são casos em que se apresenta conteúdo óbvio ou supérfluo. 

“Venho por meio desta” e “sem mais para o momento” exemplificam redundância sem propósito, que não dá mais força nem expressão ao texto, porque o contexto é suficiente. São típicas de ofícios em que faltam concisão e objetividade, recomendáveis na redação oficial. Parece óbvio a quem for ler o ofício que este serve para apresentar uma informação, por exemplo, e que, quando o remetente se despede (fecho), não há mais nada a dizer no momento.

Sob essa perspectiva, nas dicas a seguir destacamos redundâncias um tanto esquisitas que circulam por aí.

  1. Em “O evento será transmitido on-line, ao vivo, pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube”, “será transmitido” mais “YouTube” dispensam “on-line” e “ao vivo”. Já se a intenção é informar que o evento será gravado e armazenado nessa plataforma, é necessária outra redação, como “O evento estará disponível no canal do Tribunal de Justiça no YouTube”.
  2. Cuidado com um tipo de redundância chamada de pleonasmo vicioso, como “comparecer presencialmente”, porque comparecer já é estar presente.
  3. Em “repassará as informações necessárias ao diretor”, “necessárias” não está sobrando? Haveria dever de prestar informações desnecessárias? Igualmente, no caso de “providências pertinentes”, alguém solicitaria providências não pertinentes?
  4. Isso de escrever o tempo todo “é importante destacar”, “vale frisar”, “cabe mencionar”, etc., alonga o texto sem necessidade, o que desperdiça o tempo da pessoa que lê. Espera-se que todo o conteúdo seja importante, afinal eficiência é um princípio no serviço público. Se quiser reforçar uma informação, use destaques como negrito ou itálico, sem excessos.
  5. Em “Anote-se, por oportuno, que o prazo para recorrer é de 15 dias”, podem ser excluídos “anote-se” e “por oportuno”. Bastaria dizer “O prazo para recorrer é de 15 dias”, porque quem lê já sabe que isso é registro ou anotação e não deve gostar de perder tempo com informações inoportunas, ou melhor, irrelevantes.

A reiteração e o pleonasmo são recursos válidos, mas não por isso devem ser usados descaradamente, como mostrado nos exemplos acima. Se, para escrever, existem vários recursos, escolha-os com moderação, lembrando-se de que concisão e objetividade são qualidades desejáveis da redação oficial.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi