Dicas de redação

Voltar Retrospectiva 2023

Relembre algumas dicas de redação publicadas em 2023 no Portal do Servidor.
Para saber mais acesse os links.

  1. Verbalizar é preciso. Use verbo, e não substantivo, para exprimir ação. Em vez de “Compete à Academia Judicial a coordenação do Programa de Residência Jurídica”, escreva “Compete à Academia Judicial coordenar o Programa de Residência Jurídica” (Era no princípio o verbo).
  2. Adote no seu setor padrões gráficos e de linguagem para elaborar documentos e dar identidade a eles. Combine padrões na sua equipe para manter um estilo uniforme próprio da instituição ou do setor, e não de um indivíduo (Conecção entre colaboradores). Padronize e uniformize, por exemplo, o formato de horas, minutos e segundos, por extenso ou abreviado (Tá na hora, tá na hora, ilári, ilári, ilariê, ô, ô, ô).
  3. Ao se despedir de alguém numa comunicação oficial, lembre-se de empregar o fecho adequado: respeitosamente ou atenciosamente (Respeitosamente protocolar).
  4. Cuidado com palavras ou expressões que nem sempre têm sentidos equivalentes, por exemplo bem como, além de, até mesmo e e (Bem como se quis).
  5. Deixe de lado tudo que dificulta ou prejudica a comunicação com os leitores. Encontre alternativas à mesóclise. Em vez de “A diretora comunicar-se-á amanhã com a equipe”), escreva “A diretora se comunicará amanhã com a equipe” (Triste fim de Policarpo Mesóclise). Elimine ideias desnecessárias, redundâncias sem propósito e pleonasmos viciosos (Detox verbal). Prefira a forma por extenso de palavra ou expressão à sua abreviatura (Uma abreviatura incomoda muita gente).
  6. No Sistema Eletrônico de Informações, procure afinar a sua maneira de escrever com esse espaço de escrita e leitura digital (SEI sim, SEI não).

O ano de 2023 vai se despedindo, enquanto ficam disponíveis as dicas de redação.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi