Dicas de redação

Voltar SEI sim, SEI não

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), adotado no Poder Judiciário de Santa Catarina, trouxe novidades também relacionadas à redação. Quem imaginaria há uns 15 ou 20 anos que pareceres, decisões e ofícios poderiam dispensar a digitação da data da assinatura e do nome do assinante? Pois é! Como a assinatura digital de documentos no SEI já inclui esses dados, a maioria das vezes até o cargo, a opção mais moderna seria evitar repeti-los no corpo do texto.

Confira algumas dicas que objetivam afinar usos da nossa língua com um espaço de escrita e leitura digital.

  1. Com o SEI, alguns verbos empregados na era dos processos físicos deveriam ser trocados pelos que descrevem as ações realizadas no mundo virtual, como “iniciar” em vez de “autuar”, “incluir” em vez de “juntar”, “enviar” em vez de “distribuir”.
  2. Como, geralmente, uma lista de documentos de um processo no SEI não recebe numeração contínua, ao citar um intervalo de documentos acrescente “deste processo” ou “destes autos”. Por exemplo, uma sequência de 6 documentos cujo primeiro é o 7589806 e o último é o 7589894 deve ser citada como “docs. 7589806 a 7589894 destes autos”, porque, note, foram criados 89 documentos nesse intervalo, mas só 6 números foram destinados a esse processo.
  3. Precisamos dizer num parecer ou decisão “Trata-se de processo administrativo em que se analisa a aplicação...”? Quando o contexto leva todos a saberem que só pode ser um processo administrativo, é mais conciso, elegante, direto escrever “Trata-se de análise da aplicação...” ou, mais concisamente ainda, “Analisa-se a aplicação...”.
  4. Considere eliminar expressões como “leia-se”, “a saber”, “a seguir” quando a frase menciona, por exemplo, um dispositivo de lei, e a citação começa com a numeração do dispositivo. Então, uma frase como “Observe-se o art. 10 da Resolução X:” pode parar bem aí, com dois-pontos. Não precisa ser acompanhada com “a seguir” ou algo desse tipo, já que o parágrafo da citação começará assim: “Art. 10. Compete à Comissão...”. Veja que qualquer leitor notará a relação da frase com a citação apresentada imediatamente depois sem um “leia-se”, um “a saber” ou um “a seguir”.

Colocando essas dicas em prática, a maneira de escrever na instituição não estaria mais afinada com as ações de modernização tecnológica e a adoção de sistemas inteligentes nas áreas administrativa e judicial? 

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi