Dicas de saúde

Voltar Câncer de mama X alimentação

Você sabia que o câncer de mama, no Brasil, está entre os tumores de maior incidência e mortalidade entre as mulheres?

Por isso é importante se prevenir.

Vários são os fatores que podem influenciar o surgimento do câncer de mama, mas nenhum é mais forte do que ser do sexo feminino.

Nesta campanha vamos focar na alimentação saudável como ferramenta de prevenção.

Estudos sugerem que a dieta contribui no aparecimento de 30% a 50% de novos casos de câncer de mama diagnosticados.

A dieta pode ser tanto promotora quanto protetora no desenvolvimento da neoplasia (tumor) mamária. Pesquisas apontam que uma dieta saudável associada a atividade física regular e peso adequado poderia prevenir 28% dos casos de câncer de mama no Brasil. Por outro lado, hábitos alimentares inadequados associados ao sedentarismo e à obesidade podem aumentar o risco de câncer de mama em 40%.

Então... Vamos começar?

Inclua frutas, verduras, legumes e fibras em sua dieta. Evite consumo de açúcar, alimentos processados e/ou ultraprocessados, e tome bebidas alcoólicas moderadamente.

Faça o melhor para você!

Alimentos funcionais (alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde além de suas funções nutricionais básicas) têm compostos bioativos (que têm efeito sobre um organismo vivo, tecido ou célula) capazes de silenciar ou expressar determinados genes envolvidos no aparecimento e desenvolvimento do câncer, bem como atuar diretamente na célula tumoral, tendo ação antiproliferativa, antiangiogênica (inibição da formação de novos vasos sanguíneos) e antimetastática, além de ação anti-hormonal.

Alguns alimentos que merecem destaque e que você pode incluir na sua dieta: chá-verde, semente de linhaça, repolho, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e aqueles que contêm ômega-3, como alguns peixes (sardinha, salmão, atum), semente de chia e de linhaça, frutas, verduras e leguminosas.

Fuja daquilo que não faz bem para você! Procure estratégias que priorizem acima de tudo a sua saúde e bem-estar.

Vamos buscar uma vida mais saudável?

Sempre é tempo para começar.

Fonte:
Dra. Adriana Freitas, Mastologista
Elaboração:
Lairis Hulse
Enfermeira - Coren 58209
SPA/DAS/Diretoria de Saúde