Dicas de saúde

Voltar Climatério ou Menopausa?

Na maioria das vezes, os sintomas característicos do climatério são equivocadamente relacionados à menopausa. No entanto, climatério e menopausa são condições diferentes.
 
E quais são as diferenças? 

Menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva feminina. É necessário, pelo menos, um ano de ausência de menstruação para afirmar que a mulher chegou à menopausa.
    
O climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, que começa por volta dos 40 anos e se estende até a pós-menopausa. Neste período os hormônios sofrem uma queda drástica e é comum aparecerem sintomas que afetam consideravelmente o bem-estar da mulher. 
  
Entre os sintomas mais frequentes do climatério estão as ondas de calor ou fogachos, suores noturnos, insônia, cansaço, ganho de peso, alterações de humor, diminuição da libido, ciclos menstruais irregulares, alterações na pele, secura vaginal e perda de massa óssea e muscular. 
 
Evitar o ganho de peso, praticar atividade física regularmente, controlar a pressão arterial, evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool, reduzir o estresse e dormir bem, além de manter o acompanhamento com seu ginecologista de confiança, são alguns dos cuidados importantes que ajudam na qualidade de vida e ainda contribuem para a proteção do coração e do cérebro. 

Procure ajuda de um especialista médico para receber orientações e diagnóstico. Ele é capaz de avaliar riscos e benefícios individuais de um possível tratamento para a paciente.  
 
 
Fonte:
https://endocrinologistadramelissa.com.br/menopausa-e-climaterio-como-funciona-o-tratamento/   
https://www.einstein.br/noticias/noticia/menopausa  
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/menopausa/o-que-emenopausa