Dicas de saúde

Voltar Nutrientes Protetores da Próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata, as campanhas de saúde lembram aos homens que é chegada a hora de realizar os exames “preventivos” como o toque retal e o exame de sangue do PSA. 

No entanto, é importante ressaltar que esses exames são para detecção precoce da doença e não evitam seu aparecimento. As medidas realmente preventivas, que evitam o câncer surgir, são anteriores a esses exames e envolvem múltiplos cuidados promotores de saúde. E, e entre eles a alimentação se destaca como uma das medidas mais promissoras. 

Existem muitos estudos científicos e alguns achados são controversos sobre quais tipos de nutrientes alimentares ajudam a diminuir o risco do aparecimento do câncer de próstata. As evidências científicas continuam a evoluir e a pesquisa é constante. As comprovações atuais mais consistentes apontam que alguns alimentos podem ajudar na prevenção do surgimento da doença. 

Na lista abaixo elencam-se os alimentos que mais auxiliam na prevenção do câncer de próstata, segundo os artigos mais confiáveis e atualizados que existem até o momento. 

  1. Frutas vermelhas como tomate, goiaba, melancia e rabanete
    Devido à presença de licopeno, pigmento avermelhado antioxidante que é mais bem absorvido se cozido e associado a um óleo saudável. 
  2. Vegetais verdes escuros
    Ricos em ácido fólico (vitamina B9). 
  3. Alho e cebola
    Devido à presença de compostos sulforosos antioxidantes. 
  4. Leguminosas como soja, feijão, amendoim e lentilhas
    Ricas em fitoestrógenos, hormônio natural que pode diminuir as células malignas da próstata. 

Duas considerações são importantes

Primeiro, não existe ainda uma recomendação confiável da quantidade necessária de ingesta desses alimentos para alcançar efeitos protetores. Preza-se pelo bom senso de acrescentá-los na rotina diária das refeições em porções razoáveis; além de evitar alimentos danosos como ultraprocessados, fast-foods, refrigerantes e abuso de carne vermelha. 

Segundo, não existe comprovação de que a suplementação desses nutrientes de forma artificial através de cápsulas ou medicamentos manipulados possa ser protetora. Inclusive, alguns estudos demonstram o contrário, com aumento do risco do câncer com suplementações artificiais no caso de selênio por exemplo. 

Portanto, não existe cientificamente comprovada uma fórmula milagrosa ou receita alimentar mágica que irá evitar que o câncer apareça. Procure atendimento caso sinta algum sintoma que pense ser da próstata e realize os exames de detecção precoce rotineiramente. Lembre-se de ter uma alimentação saudável focada nos alimentos listados acima para diminuir a chance e o risco de você ou algum homem que você conhece desenvolver o câncer de próstata. Previna-se. 

William Duailibi - Médico da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida

Confira também nosso podcast sobre o tema: Prevenção de Câncer de Próstata pela Nutrição