Dicas de saúde

Voltar Quarteto da Felicidade – Como fazer os hormônios trabalharem intencionalmente para você

Os quatro hormônios da felicidade são, na verdade, neurotransmissores, substâncias químicas liberadas naturalmente pelo cérebro, com funções específicas e que exercem um trabalho muito especial na comunicação entre as células nervosas.

Endorfina – é o analgésico natural do organismo. Ajuda a amenizar situações difíceis, como dor e estresse. Conhecida por seu efeito "euforizante", é capaz de produzir sensações de satisfação, disposição e felicidade semelhantes às produzidas pelas drogas opiáceas, como a morfina.

Serotonina - conhecida como "hormônio da satisfação e bem-estar", é a substância que torna sua vida mais positiva, pois é responsável pela troca de sinais entre os neurônios, propiciando sentimentos de prazer e bem-estar. Suas principais funções incluem a regulação das emoções, do sono, do bom humor, do apetite e até mesmo da libido. Aumenta a sensação de vitalidade, disposição e motivação. Toda a vez que você se sente importante, a serotonina está ativada.

Dopamina – é quem promove a motivação no dia a dia. Trata-se de um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central e influencia, por exemplo, nosso humor. Atua sobre as emoções e a atenção. Aumenta a sensação de vitalidade, disposição e motivação. Conhecida como “mediadora do prazer”.

Oxitocina – é conhecido como “hormônio do amor”, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros. Na mulher, é produzido na gestação e parto, e "transborda" na amamentação. É responsável pela sensação de confiança que auxilia na criação de laços, promovendo sentimentos de amor, união social e bem-estar. É o hormônio das relações saudáveis, do sentimento de calma e segurança. 

Como liberar os quatro hormônios da felicidade? 

Endorfina – Rir com pessoas queridas e especiais, cantar, dançar, fazer atividade física, trabalhar em equipe e praticar hobbies. 

Alimentos que auxiliam: piperina (presente nas pimentas), sementes de abóbora, aveia, chocolate com pelo menos 70% de cacau.

Serotonina – Desfrutar da natureza, tomar sol, praticar atividade física, namorar, criar momentos felizes e especiais, ser grato pelo que tem e ouvir música agradável.

Alimentos que auxiliam: banana, cacau, leite e derivados, feijão, lentilha, cereais integrais, ovos, couve-flor, brócolis, abacate, peixes (especialmente sardinha e salmão).

Dopamina – Prática de exercícios diários, dormir bem (7 a 9 horas) e comemorar suas conquistas.

Alimentos que auxiliam: beterraba, grão de bico, aveia, linhaça, laranja, maçã, banana, abacaxi.

Oxitocina – Ser gentil/generoso, abraçar alguém, massagens e cafuné, acariciar seu bicho de estimação, meditar e praticar mindfulness.

Alimentos que auxiliam: oleaginosas, avelã, amêndoas, castanhas.

Momentos de lazer, prática de atividade física e alimentação natural são formas de aumentar esses hormônios. 

Seja qual for sua escolha, pratique a felicidade, agora que você já sabe que isso é possível.