Dicas de saúde

Voltar Saúde Bucal e Alzheimer

“Mens sana in corpore sano" - mente sã em corpo são. A cada dia a ciência tem dado mais razão à observação dos antigos sábios pensadores sobre a relação do corpo com a mente. Da mesma forma, estudos têm demonstrado a importante conexão entre todas as partes do nosso corpo. Hoje sabemos, por exemplo, o papel do intestino na nossa saúde, a ponto de ser considerado um segundo cérebro.

Quando falamos da saúde do corpo e da mente, precisamos lembrar também da nossa boca. A saúde bucal está ligada ao bem-estar, seja por ser agradável conversar com alguém com sorriso bonito e hálito refrescante, seja porque na boca começa a nossa digestão, por abrigarmos uma grande flora bacteriana e onde muitos problemas são solucionados ou começam.

A doença periodontal é uma condição inflamatória das gengivas e tecidos circundantes que suportam os dentes, podendo levar à perda óssea e dentária se não for tratada adequadamente. É uma doença crônica prevalente, que afeta um em cada dois adultos, com associações a diversas doenças sistêmicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e artrite reumatoide. A placa bacteriana é uma causa comum, resultando em inflamação, sangramento gengival e, eventualmente, danos estruturais. A prevenção envolve uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

Por sua vez, a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e está entre as principais causas de mortalidade em todo o mundo. Ela é caracterizada por deficiências cognitivas e comportamentais associadas à perda de memória, à dificuldade de raciocínio e ao comprometimento da linguagem. 
Alguns estudos sugerem uma associação entre a inflamação crônica resultante da doença periodontal e um aumento do risco de desenvolver demência, incluindo a doença de Alzheimer. A teoria propõe que as bactérias associadas à periodontite podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica, afetando o cérebro. 

Não está claro qual vem em primeiro lugar, porque a relação causal ainda não está estabelecida. Enquanto a doença periodontal está ligada à higiene pobre, à alimentação ruim e a uma flora bucal desfavorável, o que poderia aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer, pacientes com demência frequentemente apresentam maus hábitos de higiene oral como manifestação do declínio cognitivo, portanto podem ter maior probabilidade de desenvolver doença periodontal.

O fato é que vale o esforço de proteger a saúde da nossa boca e do nosso corpo, recordando que devemos ter especial atenção àqueles que cuidamos e têm demência. Para isso, além das ressaltadas orientações sobre escovar os dentes e evitar guloseimas, vale incluir na dieta alimentos frescos e uma ótima hidratação. Procure cuidar bem de cada parte do seu corpo, porque cada uma contribui com aquilo que você é e deseja ser.