Central de Atendimento Especializado às vítimas de crime, de ato infracional e de violência doméstica e familiar no âmbito do PJSC - CEAV

Ícone da CEAV composto por um círculo com três traços e três pontos, o busto da deusa da justiça e o nome CEAV no centro

Apresentação 

A CEAV é a Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar, instituída no Poder Judiciário de Santa Catarina por meio da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 17, de 22 de agosto de 2022, e em conformidade com a Resolução CNJ n. 253/2018, alterada pela Resolução CNJ n. 386/2021.  

A CEAV tem por objetivo prestar informação e apoio às vítimas de crimes, de atos infracionais e de violência doméstica e familiar contra a mulher, e funciona como canal especializado de atendimento, acolhimento e orientação. Também tem a atribuição de receber pedidos de medidas protetivas de urgência por meio do Balcão Virtual. 

O que a CEAV oferece 

  • Recepção da vítima ou familiar de forma acolhedora e humanizada por uma equipe técnica multidisciplinar; 
  • Informações sobre os direitos das vítimas e/ou seus familiares, nos limites do campo de conhecimento da equipe multidisciplinar e de acordo com as diretrizes da Resolução CNJ n. 253/2018, alterada pela Resolução CNJ n. 386/2021; os programas de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas, com o respectivo encaminhamento formal, se for o caso; a tramitação de inquéritos e processos judiciais que tenham por objeto a apuração de crime ou ato infracional, ou a reparação de dano decorrente de sua prática (com exceção de processos que tramitem em segredo de justiça); e o direito de consultar ou de obter cópia dos autos, preferencialmente por meio digital;
  • Orientações quanto aos serviços jurídicos, psicológicos, médicos e sociais disponíveis, com base na situação reportada;  
  • Identificação da providência necessária, de acordo com a hipótese concreta apresentada;  
  • Recebimento de pedidos de medidas protetivas de urgência por meio do Balcão Virtual. 

Quem pode requisitar o serviço 

  • Vítimas diretas de crimes ou atos infracionais e violência doméstica e familiar; 
  • Vítimas indiretas de crimes ou atos infracionais e violência doméstica e familiar como cônjuges, esposas, companheiros, companheiras, familiares em linha reta, irmãos, irmãs e dependentes, cuja lesão tenha sido causada por um crime ou ato infracional.

Horário de atendimento 

Das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente forense. 

Formas de contato 

Equipe técnica multidisciplinar 

A CEAV será composta por uma equipe técnica multidisciplinar própria, assim configurada:  

  • uma servidora efetiva, graduada em serviço social;
  • um servidor efetivo, graduado em psicologia;
  • uma servidora efetiva, graduada em direito;
  • uma estagiária do curso de psicologia.

Relatórios

Legislação  

Projeto Espelhos

Apresentação

O Projeto Espelhos é um Grupo Reflexivo para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, inaugurado em 30 de agosto de 2023, por meio da assinatura do termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEVID) e Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar (CEAV), Universidade Federal de Santa Catarina, através do Departamento de Psicologia e Prefeitura de Florianópolis.

O Projeto Espelhos tem como principal objetivo promover um espaço reflexivo aberto e de troca às mulheres com colaboração multidisciplinar e apoio interinstitucional, abordando temáticas relacionadas à violência de gênero com viés psicoeducativo. Assim, constitui-se em encontros quinzenais, com duração aproximada de 1h30, abrangendo as modalidades on-line e presencial.

O que o Projeto Espelhos oferece

  • Promoção de um espaço reflexivo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar
  • Encaminhamento imediato mediante aos atendimentos realizados pela CEAV e pelas DPCAMI do Estado de Santa Catarina
  • Processos de ensino e aprendizagem entre as participantes do grupo acerca de temáticas sobre gênero e violência

Quem pode acessar o serviço

  • Mulheres em situação de violência doméstica e/ou que já passaram por situações de violência
  • Mulheres que presenciaram situações de violência doméstica com pessoas próximas (familiares, amigas/os, etc)
  • Mulheres encaminhadas a partir de órgãos que pertencem a Rede de Enfrentamento às Mulheres, como: Poder Judiciário, DPCAMI, CRAS, CREAS e entre outros
  • Além do encaminhamento, o projeto estará aberto a todas as mulheres que possuírem interesse.

Horários

Os encontros são quinzenais, na modalidade presencial ou online.

Os encontros online ocorrem às terças-feiras das 19h30 às 21h.

Os encontros presenciais ocorrem às quartas-feiras das 17h às 18h30, na Policlínica da Saúde da Mulher e da Criança (Endereço: Rua Esteves Júnior, 89, Centro, Florianópolis - SC).

Inscrição

Para participação no grupo é necessário o preenchimento de um questionário. São necessárias algumas informações das participantes e a preferência entre as modalidades grupais para adesão aos encontros (Por exemplo: local de residência; online ou presencial).

Para inscrever-se, acesse o Formulário ou direcione a câmera do seu celular para o QRCode disponível abaixo e clique no link que aparecerá na tela.

QRCode Projeto Espelhos
Formas de Contato

Equipe Técnica Multidisciplinar

Compõe o Projeto Espelhos:  

  • uma servidora efetiva, graduada em serviço social; 
  • um servidor efetivo, graduado em psicologia; 
  • uma servidora efetiva, graduada em direito; 
  • uma estagiária do curso de psicologia.
  • estudantes da graduação e pós-graduação e docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações

Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID
Telefone: (48) 3287-2636 
 
CEAV - Central de Atendimento Especializado às vítimas de crime
Telefone: (48) 3287-2637 e (48) 3287-2635
WhatsApp Business: (48) 3287-2635