Liderança tóxica: características e consequências

Nos dias atuais, muito se fala sobre relacionamentos tóxicos e suas consequências para a saúde emocional e o bem-estar das pessoas. Considerando que as relações humanas são a base para o desenvolvimento de qualquer equipe, este tema também ganha relevância dentro das organizações.

Nesta dica, abordaremos atitudes de gestores que podem prejudicar o ambiente de trabalho e contribuir para o adoecimento da equipe: a liderança tóxica.

Já sabemos que a atuação do gestor é um elemento fundamental para o sucesso das organizações. Portanto, é importante conhecermos os diferentes estilos de liderança para, sabendo distinguir boas práticas de atitudes nocivas, possibilitar o desenvolvimento gerencial e da equipe.

Nem sempre o gestor consegue perceber toxicidade em suas ações. Por isso, precisamos compreender as atitudes típicas da liderança tóxica, para aprendermos a lidar com elas e favorecermos um processo de autorregulação constante.

 Um líder tóxico (se é que podemos chamar de líder) apresenta comportamentos que podem ser considerados abusivos, com ausência de respeito, transparência ou empatia. Além de não escutar as pessoas, não aceita críticas e costuma não estar disponível. Também pode ser arrogante ou agressivo e exercer favoritismos. Em relação às atividades, é comum microgerenciar tarefas e definir, sem a participação dos colaboradores, metas inalcançáveis. 

Não é necessário que todas essas características estejam presentes para se configurar um perfil tóxico de gestão. Apenas uma, dependendo da forma como é exercida, já é suficiente para criar um ambiente de trabalho inseguro e nocivo. Isso porque elas agem como toxinas que se tornam fontes permanentes de estresse e ansiedade para a equipe e podem resultar em baixo desempenho, adoecimentos e dificuldades na comunicação. 

Se você identifica características tóxicas em seu gestor, lembre-se que pessoas com este perfil nem sempre estão abertas para receber feedbacks. No entanto, avalie a situação e, sendo possível, estabeleça um diálogo sobre as atitudes que geram desconforto em você e, eventualmente, no restante da equipe. Busque ser empático e o mais objetivo possível, baseado em fatos. 

Em alguns casos, dependendo do grau de toxicidade das ações do gestor, é importante levar a situação ao conhecimento das instâncias superiores na hierarquia da instituição. Lembre-se: não se desenvolve uma equipe de excelência em um ambiente tóxico!

Se você é gestor, saiba que para evitar comportamentos que prejudiquem o ambiente de trabalho, é necessário identificá-los com antecedência. Por isso, caso reconheça em você alguma das características nocivas apresentadas aqui, é sinal de que precisa refletir sobre suas ações e identificar os aspectos que podem ser melhorados. Solicitar feedback sobre sua atuação pode ser uma excelente iniciativa que favorecerá o apoio da equipe.

Ademais, é importante lembrar que a liderança tóxica não afeta apenas a equipe imediata, mas também pode ter um impacto cascata em toda a cultura organizacional. A negatividade e a falta de confiança podem se espalhar rapidamente, minando a colaboração dentro da organização.

Tendo claros todos os prejuízos que uma gestão tóxica pode causar, é recomendável conhecermos estilos de liderança saudáveis e eficazes para termos em mente atitudes que são indispensáveis para se liderar equipes felizes e de alto rendimento, como o respeito, a valorização das diferenças, o estímulo a ideias e opiniões, a flexibilidade e o reconhecimento das contribuições de cada pessoa da equipe. 

Acompanhe nossas dicas para refletirmos juntos sobre essas características. Até a próxima!

Elaboração:  
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Jeremias José Madeira Júnior 
Marcelo Dias e Silva 

Referências
LIDERANÇA TÓXICA. Disponível em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/lideranca-toxica> Acesso em 26 jul 2023.

COMO DEIXAR COMPORTAMENTOS NOCIVOS. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2022/07/fim-da-lideranca-toxica-como-deixar-comportamentos-nocivos-para-tras-e-ser-um-lider-do-futuro.html> Acesso em 03 ago 2023.

COMO LIDERAR COM UMA LIDERANÇA TÓXICA. Disponível em: <https://forbes.com.br/colunas/2021/09/arthur-guerra-como-lidar-com-uma-lideranca-toxica/> Acesso em 28 jul 2023.

LIDERANÇA TÓXICA. Disponível em: <https://www.pontotel.com.br/lideranca-toxica/> Acesso em 04 ago 2023.

A FACE DESTRUTIVA DA LIDERANÇA. Disponível em: <https://comunicarh.com/lideranca-toxica-a-face-destrutiva-da-lideranca/> Acesso em 05 ago 2023.