AJ abre vagas para o módulo básico do curso de Direção Defensiva - Academia Judicial - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

AJ abre vagas para o módulo básico do curso de Direção Defensiva

07 março 2025 | 14h06min

A Academia Judicial está com inscrições abertas para o curso de Direção Defensiva, Evasiva e Ofensiva - Módulo I - Básico, que será realizado no dia 7 de abril de 2025, no Speedway Music Park, em Balneário Camboriú. 

O curso tem carga horária de 8 horas e são ofertadas 12 vagas para magistrados, oficiais de justiça, oficiais de justiça e avaliadores, oficiais e comissários da infância e juventude. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por integrantes do Conselho de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que estejam cadastrados como motorista na Diretoria de Infraestrutura e indicados pelo NIS. 

O curso é pré-requisito para os módulos e níveis posteriores, e todos os participantes deverão ter carteira nacional de habilitação na categoria B. Os interessados deverão se inscrever na página da Academia Judicial até o dia 28 de março de 2025. Segue abaixo a programação detalhada do curso. 

 

Unidade 1 - Módulo Teórico (das 8h às 12h) 
1.01. Ajustes de cinto de segurança e espelhos; 
1.02. Posição correta ao dirigir; 
1.03. Postura para técnicas de pilotagem; 
1.04. Manutenção de 1º escalão do veículo; 
1.05. Calibragem; 
1.06. Sistemas de frenagem ABS, EBD, ESP; 
1.07. Dicas de segurança pessoal; 
1.08. Dicas de atuação durante aquaplanagem; 
1.09. Cuidados com o air bag; 
1.10. Introdução sobre veículos elétricos; e 
1.11. Travamento de portas e acionamento dos vidros em veículos blindados. 
  
Unidade 2 - Módulo Prático (das 14h às 18h) 
2.01. Manobras evasivas; 
2.02. Slalon de frente e ré; 
2.03. Técnicas de frenagem; 
2.04. Cavalo de pau em baixa e alta velocidade; 
2.05. Tangência de curvas; 
2.06. Volta completa na pista utilizando todas as técnicas repassadas. 

 

Copiar o link desta notícia.