Notícias da AJ

Voltar AJ concluiu as audiências para escolha dos orientadores do Programa de Residência Jurídica

A Academia Judicial realizou, nos dias 11 e 12 de julho, as audiências virtuais de escolha dos orientadores do Programa de Residência Jurídica. Os estudantes de pós-graduação aprovados no processo seletivo tiveram a oportunidade de indicar o magistrado ou a magistrada que atuarão na formação complementar e na orientação das atividades prático-jurídicas.

Os 134 estudantes aprovados no processo seletivo do Edital AJ n. 1/2023 foram divididos em 4 (quatro) turmas. As audiências aconteceram pelo Sistema Teams, com possibilidade de registros eventuais via Whatsapp, e foram precedidas de diversos testes que afiançaram a funcionalidade das ferramentas tecnológicas. Também houve o estabelecimento de uma dinâmica própria para os estudantes acompanharem o processo de escolha dos orientadores de forma transparente, em tempo real.

Com o novo modelo de processo seletivo instituído recentemente pela AJ, o Programa de Residência Jurídica sofreu significativo incremento do número de estudantes participantes. O juiz Ildo Fabris Junior, da comarca de Concórdia, registrou que o novo programa “ganhou amplitude e status de um concurso público, seja pelo elevado número de inscritos, seja pela dinâmica de seleção”.

Na outra ponta, o novo formato do processo seletivo permitiu que diversos magistrados de comarcas do interior do Estado, que antes não participavam do programa pelo fato de as cidades não contarem com Instituições de Ensino Superior, fossem escolhidos para atuar como orientadores. Essa circunstância se deve à realização das provas em etapa única e com abrangência estadual.

Na avaliação do desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Diretor-Executivo da AJ, o ingresso simultâneo de 122 residentes no programa, a maioria com atuação nas comarcas do interior do Estado, evidencia o acerto do novo modelo de seleção. Para o magistrado, “o processo seletivo estadualizado e realizado de forma remota possibilita que estudantes de todo o País possam participar do programa, tornando o Judiciário catarinense uma instituição inclusiva”.

O Programa de Residência Jurídica é coordenado pela AJ. O processo seletivo é conduzido pela 1ª Vice-Presidência e realizado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc).