Notícias da AJ

Voltar AJ encerra semana com o primeiro encontro presencial do curso Introdução ao Direito e Economia

Teve início hoje (15/9), na Academia Judicial, o primeiro encontro presencial do curso Introdução ao Direito e Economia, elaborado pela FGV e credenciado pela ENFAM. 

Neste primeiro módulo, os professores doutores Antônio José Maristrello Porto e Paulo Fernando de Mello Franco introduziram a análise econômica do direito, enfatizando sua aplicação como ferramenta para enfrentamento de situações reais no exercício da magistratura. 

O cursista Valter Domingos de Andrade Júnior, juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Trombudo Central, falou sobre a importância de se familiarizar com questões que, embora sejam primordialmente inscritas no campo da economia, representam temas presentes nas demandas judiciais. Nessa avaliação foi acompanhado pelo Juiz Raphael de Oliveira e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Blumenau, que ressaltou, ainda, sua satisfação de explorar essa temática em aula presencial. 

Com a ampliação do público-alvo, puderam inscrever-se na ação formativa – além de magistrados – assessores e secretários jurídicos, bem como oficiais e assessores de gabinete. O assessor jurídico Robson Rodrigo Dal Chiavon, por exemplo, até reservou alguns dias das suas férias para não perder a oportunidade de participar do curso. Segundo Robson, a aula de hoje o fez rememorar casos que poderiam ter sido abordados sob a ótica interdisciplinar do Direito Econômico. Já o assessor Hugo de Pellegrin Coan, da comarca de Criciúma, avaliou que a capacitação tem o potencial de incrementar seu desempenho em gabinete, tendo em vista as boas perspectivas de aplicabilidade da matéria.  

A capacitação de 40 horas-aula acontecerá em modalidade semipresencial até 6 de novembro de 2023, sob a coordenação do Desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Diretor-Executivo da AJ. As aulas presenciais serão conduzidas pelos docentes Antônio José Maristrello Porto, Paulo Fernando de Mello Franco e Marcelo Pizolati. As aulas síncronas, por sua vez, serão ministradas pelos professores Fernando Ângelo Ribeiro Leal, Antônio Carlos Porto Gonçalves, Caio Assumpção, Luciana Yeung, Alexandre Morais da Rosa e Yhon Tostes.