Notícias da AJ

Voltar AJ forma 15ª turma do Curso Oficial de Formação Inicial para a Magistratura

A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu, nesta sexta-feira (26), a formatura da 15ª turma do Curso de Formação Inicial para a Magistratura. O curso formou 15 juízes e juízas substitutos que logo após a posse iniciaram a formação específica, de forma a auxiliá-los no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias para o pleno exercício da magistratura.

A presidente do TJSC em exercício, desembargadora Rejane Andersen, destacou que é de conhecimento de todos que o período do referido curso foi exaustivo e exigiu dedicação diária dos magistrados formandos. “Temos absoluta certeza de que os novos juízes terminam essa etapa adquirindo vários conhecimentos importantes e estão preparados para os desafios que se apresentam na magistratura.” 

Segundo a presidente, é sabido que se impõe ao juiz possuir uma cultura geral e, igualmente, conhecimento específico sobre as matérias nas quais gravita a sua competência. E assim se impõe porque o juiz há de conhecer a realidade social das comarcas e de seus jurisdicionados e, por conseguinte, ter consciência da tarefa que exerce, bem como dos efeitos políticos, econômicos e sociais de suas decisões. "Saúdo os novos magistrados, desejando boa sorte e coragem para o trabalho, além de recomendar zelo no exercício de tão admirável ofício."

O juiz Jefferson Zanini, diretor de Formação Inicial da Magistratura e de Projetos Especiais da AJ e coordenador do curso, destacou que todos demonstraram responsabilidade, preocupação social, elevado senso de justiça, comportamento ético e compromisso com o Poder Judiciário. “Não tenho a menor dúvida de que os colegas e as colegas que hoje encerram a primeira etapa na carreira da magistratura estão preparados para a atividade judicante e detêm envergadura e estofo para honrar a tradição do Poder Judiciário do Estado em bem servir à população catarinense.”

Falando em nome da turma de magistrados e magistradas, o juiz substituto Douglas Braida de Moraes agradeceu à presidência e administração da Corte catarinense, equipe da Academia Judicial e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e ressaltou que o momento representa não apenas a conclusão de uma jornada, mas também o início de outra, ainda mais significativa, na nobre missão de servir à Justiça e à sociedade catarinense. “Com o aporte teórico que já tínhamos dos tempos de concurso, agregado a todo o conhecimento técnico que adquirimos no curso de formação e, principalmente, à prática que nos foi apresentada, de uma forma nua, crua e extremamente necessária, podemos dizer: o aprendizado é constante, mas nos tornamos juízes por inteiro. E pretendemos honrar a missão que nos foi dada.”

Também participaram do evento o juiz-corregedor Marlon Negri, no ato representando a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato; o diretor-executivo da AJ, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e a vice-presidente da AMC, Janiara Maldaner Corbetta, além de magistrados, servidores e familiares.

 

Texto e imagem: Assessoria de Imprensa do TJSC/NCI