Notícias da AJ

Voltar Atividades educacionais encerradas em agosto incluíram novo curso de Despesas Públicas

O mês de agosto na Academia Judicial encerrou ações educativas presenciais e a distância, para públicos restritos e amplos, de acordo com a demanda institucional.

Dois dos cursos realizados têm relação com o sistema Eproc: o Avançado para Gabinete/Assessoria do 2º grau e a Formação Inicial para servidores - Módulo Criminal (5/6 a 27/8). A segunda turma da Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais (12/6 e 6/8) e a primeira turma do Aprofundamento Docente em Mediação e Conciliação Judiciais (31/7 a 4/8) também integraram a agenda do mês.

No auditório do Pleno, dois eventos de grande porte foram realizados. O do Programa Novos Caminhos: 10 anos transformando vidas (22/8) e o Primeiros Passos e Consolidação de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violências contra Mulheres (17 e 18/8).

No campo das novas tendências tecnológicas, os cursos Como utilizar o BI para fazer a gestão da unidade judicial com base em dados (4/8) e a Capacitação AZ-proc: como otimizar e automatizar rotinas de trabalho (25/8) atenderam perfis específicos de servidores.

O já conhecido curso de Redação de Acórdãos (31/7 a 30/8), dirigido a gabinetes do TJSC, teve a primeira turma de 2023. Outras ofertas tiveram abordagem prática: os cursos básicos de Atendimento a Emergências Nível II (28/7 a 4/8) – e de Direção Defensiva e Evasiva (7/8).  

Uma novidade na agenda da instituição de ensino foi o curso Despesas Públicas (21/8), concebido para ensinar sobre o planejamento, a execução e o controle do orçamento público, bem como os dispositivos legais que contemplam o assunto. De acordo com o projeto pedagógico, a ação educacional proporciona aos participantes atualização e reflexão crítica de temas e ferramentas relacionados ao ramo das despesas públicas, por meio da troca de experiências e do aprofundando dos estudos. Como consequência, promove a ampliação do debate sobre os caminhos a serem seguidos para a modernização e o aprimoramento do processo da gestão pública, essenciais para nortear as decisões de grande impacto na organização. O curso contou com a atuação da formadora Gissele Souza de Franceschi Nunes, como resultado da parceria da AJ com o Instituto de Contas do TCE/SC.  

A juíza Monike Silva Póvoas Nogueira, uma das alunas do curso, registrou: “Neste último mês de agosto, participei do Curso de ‘Despesas Públicas’ oferecido pela Academia Judicial e tive uma ótima experiência. Aula ministrada por uma formadora qualificada e acessível, e matéria extremamente relevante para quem atua na competência Fazenda Pública”.