Notícias da AJ

Voltar Atividades educacionais encerradas em setembro exploram dimensões teórica e prática do conhecimento

O mês de setembro na Academia Judicial encerrou ações educativas presenciais e a distância, para públicos restritos e amplos, de acordo com a demanda institucional.

Dois cursos credenciados pela ENFAM atenderam os magistrados: o Pacote Anticrime, Módulo II: Novas Regras Processuais da Lei de Organizações Criminosas (7/8 a 17/9) e o Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (1/8 a 3/9).

No campo da gestão, quatro capacitações foram executadas: Programa de Gestão de Unidades Judiciais (18/8 a 19/9); Gestão de Riscos Corporativos (11 a 20/9); Liderança e Gestão da Inovação (12/9); e Como utilizar o BI para Fazer a Gestão da Unidade Judicial com Base em Dados (15/9).

Tiveram abordagem prática os cursos Básico de Atendimento a Emergências (quatro turmas, com datas distintas) e Avançado de Direção Defensiva e Evasiva (4/9).  

Com até 40 horas de atividade, foram concluídos os cursos Tópicos Atuais de Direito Processual Civil (17/7 a 3/9); Formação Inicial à Judicância Militar (28/8 a 1/9); Preparação para Pretendentes à Adoção (duas turmas, de 1/8 a 3/9); Formação de Residentes Jurídicos (21/8 a 24/9); Ambientação de Novos Magistrados (25 a 29/9); e Participação Institucional Feminina: Diálogos sobre o Poder Judiciário, Trabalho, Gênero Feminino e Espaço Institucional (31/7 a 3/9).

Outras capacitações, de até 20 horas, foram os cursos Aspectos Gramaticais Relacionados à Elaboração de Sentenças (5 a 21/9); Encontro de TSIs (4 a 15/9); e Oficina Pedagógica (22/9).

Por fim, destaca-se o LVI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (28 a 29/9), com debates voltados a promover a inovação, proteger os direitos humanos e garantir o desenvolvimento ético da neurotecnologia. No que diz respeito ao aspecto da inovação, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, apontou que "hoje já temos ao dispor todos os recursos tecnológicos para proporcionar melhorias na qualidade da gestão de processos, e até pesquisas para a produção de decisões judiciais. A inteligência artificial ganhou notoriedade e larga utilização em todas as instituições".