Notícias da AJ

Voltar Curso “O cérebro que julga: neurociências para juízes” é credenciado pela ENFAM e realizado em modalidade a distância

A Academia Judicial abriu inscrições para o curso “O cérebro que julga: neurociências para juízes”, credenciado pela ENFAM para fins de vitaliciamento e promoção na carreira. O curso será realizado na plataforma Moodle da Academia Judicial e na plataforma Teams, de 7 a 19 de maio de 2023 (com aulas síncronas das 8h às 12h, nos dias 9, 11, 16 e 18 de maio). A carga horária é de 20 horas-aula. Magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina podem inscrever-se na página da AJ até 4 de maio.

Atuará como formador e tutor o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Rosivaldo Toscano dos Santos Junior.

 

Ementa do curso

1. Da neurociência ao neurodireito. Anatomia cerebral. Estruturas e funções. A evolução do cérebro e seus ecos. Funcionamento do cérebro. Experimentos. 2. Percepção. Limites e peculiaridades. Ilusões perceptivas. 3. Consciência e inconsciente. Livre-arbítrio. (IR)Racionalidade. Experimentos. 4. Memória. Funcionamento da memória: armazenamento e evocação. Tipos de memória. Pré-ativação (priming). Falsas memórias. Experimentos. 5. O cérebro social. Conformidade social, prazer social e dor social. Dissonância cognitiva e tomada de decisão judicial. Raciocínio motivado. Experimentos. 6. Tomada de decisão judicial. Questões essenciais. A (ilusão da) certeza. Processamento dual. Heurísticas, vieses e ruídos. Experimentos. 7. Heurísticas e vieses mais importantes para o tomador de decisão judicial. Experimentos. 8. Gênero, idade e religião dos juízes, das partes e de terceiros na tomada de decisão judicial. Vieses políticos e tomada de decisão judicial. Experimentos. 9. Fatores influenciadores internos e externos. Colegiado e vieses. Influências das redes profissionais. Fatores ambientais. Luz, câmera, ação penal! Pressão da mídia e tomada de decisão judicial. A inteligência artificial substituirá no cérebro do julgador? 10. Desenviesamento. Experimentos.

 

Imagem: 
Gerd Altmann por Pixabay