Notícias da AJ

Voltar Diretor da AJ é recebido na ENAJUM por Ministro do Superior Tribunal Militar

O Diretor-Executivo e o Diretor de Capacitação de Serviços Judiciários da Academia Judicial, Desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli e Juiz Humberto Goulart da Silveira estiveram em Brasília, onde foram recebidos pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Artur Vidigal de Oliveira.

Na oportunidade, os dirigentes da AJ conheceram a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), tendo em vista o lançamento pela escola catarinense da segunda capacitação na área da Judicância Militar. Para dar suporte a esse projeto, as tratativas do encontro relacionaram-se à elaboração do conteúdo do curso e à participação de conteudistas que atuem na Justiça Militar (Ministros do STM e Juízes Militares).

A primeira realização da Academia Judicial nessa área foi o Curso de Formação Inicial à Judicância Militar, que aconteceu em agosto de 2022. O público foi composto por oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina aptos a integrar os Conselhos Permanentes e Especiais da Justiça Militar/PJSC. Um dos objetivos da formação foi fornecer aporte aos participantes para comunicar votos no sistema eproc e fundamentar manifestações de forma técnica, com base em preceitos de Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal Militar.

O segundo curso relacionado à judicância militar deve ocorrer no segundo semestre de 2023.