Notícias da AJ

Voltar Formação Inicial para a Magistratura inicia etapa prática inédita

O curso de Formação Inicial para a Magistratura inaugurou, na segunda-feira (20/11), uma etapa inovadora. Os juízes e as juízas substitutos(as) começaram a prática supervisionada nas comarcas de entrância inicial. As atividades serão acompanhadas pelos magistrados orientadores, que prestarão suporte aos substitutos. A etapa em andamento é inédita na Formação Inicial para a Magistratura.

O curso já contou com aulas teóricas, sendo um módulo realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), com visitas e inspeção a unidades prisional e de acolhimento, além do acompanhamento de audiências.

A Formação Inicial começa imediatamente após a posse dos magistrados aprovados em concurso e tem como objetivo proporcionar formação específica aos novos integrantes do Judiciário, auxiliando-lhes no desenvolvendo de competências, habilidades e atitudes necessárias para o pleno exercício da magistratura. O atual curso teve início em 2 de outubro de 2023 e deve se estender até 26 de janeiro de 2024.