Notícias da AJ

Voltar Livro "Ambientália" traz últimas poesias do desembargador Álvaro Wandelli Filho

Há um mês, o desembargador Álvaro Wandelli Filho, aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, falecia aos 89 anos, deixando pronto um livro de poesias inéditas, intitulado “Ambientália”. A publicação, da Vitellipublisher Editora, foi lançada no dia 4 de abril, na Fundação Cultural Badesc. Na ocasião, familiares, amigos e admiradores homenagearam o magistrado e escritor, que integrava a Academia de Letras de Palhoça. O filho Leonardo e as filhas Cristiana, Elisa e Raquel celebraram a memória do pai compartilhando suas experiências e lendo algumas das poesias. Lembraram, ainda, o irmão Álvaro (falecido em 2023), inspiração de um dos momentos do livro. 

Natural do Rio de Janeiro, o Desembargador Wandelli chegou a Santa Catarina em 1957, onde se estabeleceu e casou- se com a Srª Ondina. Foi Sargento da Aeronáutica e atuou como meteorologista, promotor de justiça e professor. A literatura, porém, sempre o acompanhou, como vínculo forte e permanente.

O poeta colaborou com suplementos literários, venceu o concurso promovido pela Academia Catarinense de Letras em 1961 (com uma monografia sobre a vida e a obra de Cruz e Souza) e recebeu Menção Honrosa (também pela ACL) com o poema “A hora da consciência”.

O confrade na Mística Ordem Rosacruz, já na qualidade de ambientalista, produziu “Ambientália”, de onde é possível, por meio de QR Code, ouvir o poema “Escritos Apócrifos” na voz do próprio autor.

Entre os mais de 80 textos do livro, que traz na capa uma pintura de Rodrigo de Haro, está Transmutação:

Ontem as plantas estiveram crescendo em mim

respirei por folhas

e bebi orvalho.

Corri nas águas

voei nas aves.

De outros corações

Verterei agora meu canto

Ou sorrirei de alguma flor

Na beira da estrada.

​​​​​​​