Notícias da AJ

Voltar Novo diretor da Academia Judicial fala das ações para o próximo biênio

“O foco da AJ no biênio será o ensino voltado ao aperfeiçoamento de magistrados e servidores para o desempenho do serviço forense.” Essa é uma das principais metas do novo diretor-executivo da Academia Judicial (AJ) do Poder Judiciário catarinense, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli. Na entrevista que segue, o magistrado fala dos principais projetos de sua gestão, da realização de cursos e eventos para capacitação de magistrados e servidores e de mudanças administrativas entre outras iniciativas. Confira:

Quais os principais projetos da AJ para o biênio 2022/2024?

A gestão inicia com a remodelação administrativa da AJ para lhe conferir o status de órgão de ensino permanente incorporado à estrutura orgânica da Presidência do Tribunal de Justiça. A medida propicia agilidade na tomada de decisão e vincula a AJ às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Técnico-Científico, a ser formado pelo presidente, 1º vice-presidente, corregedora-geral da Justiça, diretor-executivo e vice-diretor-executivo da AJ. Na parte de capacitação de magistrados, serão realizados, no segundo semestre, os Seminários Regionais da Magistratura Catarinense nas cidades de Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú, e o Seminário Estadual em Florianópolis. Para a capacitação de servidores, foi estruturada uma diretoria exclusiva a fim de gerir os projetos de ensino voltados ao aperfeiçoamento dos serviços forenses. Serão mantidos os investimentos em cursos de pós-graduação, procurando-se ampliar a oferta e incentivar a participação de magistrados e servidores.

O programa de residência judicial passará por reformulação para adequação do valor da bolsa e do número de vagas à necessidade do Poder Judiciário, inclusive com a transferência parcial da gestão à AJ. Estudamos lançar em breve um projeto para ampliar o cadastro de magistrados e servidores interessados em atuar na AJ como formador. Pretendemos estreitar as relações com as unidades de ensino dos diversos órgãos da Administração Direta que desempenham atos correlatos, prévios ou concomitantes, com a atividade jurisdicional, sempre buscando a capacitação de magistrados e servidores para melhor desempenharem suas funções.

Que tipos (perfis) de realizações (cursos/eventos/capacitações...) os servidores e magistrados do PJSC podem aguardar?

O foco da AJ no biênio será o ensino voltado ao aperfeiçoamento de magistrados e servidores para o desempenho do serviço forense. Vamos implantar o curso de formação inicial para servidores e ampliar a oferta daqueles de formação continuada. Da mesma forma, vamos dar ênfase às atividades judicantes no curso de formação inicial de magistrados, sem descurar do constante aprimoramento dos conhecimentos teóricos nos cursos de formação continuada.

No campo da pesquisa e da extensão, que atividades (residência judicial, produção de artigos, núcleos de estudos...) serão priorizadas?

Além da remodelação da residência judicial, vamos implantar ações para que o conhecimento adquirido pelos magistrados e servidores vinculados à AJ seja colocado à disposição do corpo funcional. Nessa toada, estamos lançando o projeto “Relato Acadêmico”, no qual os magistrados e servidores que finalizaram cursos de pós-graduação pelo sistema de bolsa de ensino gravarão um vídeo relatando a natureza e o resultado da pesquisa acadêmica. Os trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses também serão publicados na página da AJ para permitir a consulta, constituindo a base para futuras pesquisas.

 

Publicado originalmente pela Assessoria de Imprensa do TJSC