Notícias da AJ

Voltar Servidora lotada na AJ defende tese sobre o Direito à Moda Sustentável

A servidora Luísa Bresolin de Oliveira, lotada na Seção de Cursos e Eventos da Academia Judicial, defendeu, no dia 17 de julho, a tese de Doutorado intitulada “O Direito à Moda Sustentável: contribuições legislativas para o ODS 12”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho seguiu a linha de pesquisa Direito Ecológico e Direitos Humanos e foi aprovado com distinção e louvor, com nota máxima e forte recomendação para publicação.

A defesa pública foi realizada via internet e contou com os professores doutores Cristiane Derani (orientadora), Belinda Pereira da Cunha, Lucas da Rosa, Maria Leonor Cavalcanti Ferreira Codonho e Ricardo Stanziola Vieira.

De acordo com a autora, investiga-se, a partir da teoria do Desenvolvimento Sustentável, as externalidades negativas do setor de moda, com o objetivo geral de propor instrumentos jurídicos para a concretização de um direito à moda sustentável, usando uma abordagem interdisciplinar que incorpora direito, sociologia, economia e moda, no fito de contribuir para o objetivo do desenvolvimento sustentável n.12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).