Notícias da AJ

Voltar Sextas do Saber recebeu catedrático de Alicante para debater consentimento informado de pessoas vulneráveis

Foi realizada, na última sexta-feira (5/4), uma nova edição do projeto Sextas do Saber, que teve como convidado o professor Javier Barceló Domenech, diretor do Departamento de Direito Civil da Universidade de Alicante e magistrado suplente do Tribunal Provincial de Alicante. O convidado discorreu sobre o consentimento informado de pessoas vulneráveis, “temática que tem ganhado maior abertura no Brasil”, conforme assinalou o desembargador Luiz Felipe Schuch, diretor-executivo da Academia Judicial.

O palestrante, que atua na pesquisa de guarda e proteção de pessoas idosas, direito da saúde e direito da biomedicina, iniciou sua explanação ressaltando a importância da construção de um conceito de pessoa vulnerável, em especial no âmbito da saúde. Domenech ressaltou que apesar de algumas leis, tanto a nível estatal quanto de comunidades autônomas (formas como são conhecidas as diferentes regiões da Espanha e que possuem legislação própria) definirem quem são as pessoas vulneráveis, elas não abrangem de forma clara todos os grupos possíveis de serem reconhecidos como tal, como por exemplo a população idosa.

Domenech alertou para o intenso fenômeno de envelhecimento que tem caracterizado o século XXI, o que deve ser considerado nas boas práticas relacionadas às informações acessíveis e compreensíveis, a serem levadas ao paciente para que ele possa dar o seu consentimento para a atuação médica, ao mesmo tempo que exerce sua autonomia. Nas palavras do professor, essa atuação necessita não apenas de uma atuação médica, mas acima de tudo humana.

Após a explanação de Domenech, a palestra foi aberta para debate e questionamentos dos participantes.