Notícias da AJ

Voltar Sextas do Saber traz panorama do Direito Marítimo ao Judiciário catarinense

A Academia Judicial realizou, na tarde de 22 de março (sexta-feira), mais uma edição de Sextas do Saber. O encontro foi realizado presencialmente, na sede da AJ, e teve como tema "Noções Introdutórias sobre Direito Marítimo". Atuou como paletrante o Juiz Frederico dos Santos Messias, titular da 4ª Vara Cível de Santos (SP).

O diretor-executivo da AJ, desembargador Luiz Felipe Schuch, recepcionou o convidado, destacando a importância do tema para uma cidade com o perfil de Florianópolis, próxima a portos. Completou que a Academia busca adiantar cenários futuros para que magistrados, no exercício da judicância, tenham pelo menos bons fundamentos para começar.

Em seguida, o palestrante iniciou a explanação observando que o assunto costuma ser tratado pela advocacia, que é “quem fala e quem escreve sobre isso”. Daí a importância de incluir juízes nesse campo de conhecimento. Destacou, ainda, a dificuldade imposta pela falta de legislação condensada sobre Direito Marítimo na lida com a matéria. Em seguida, o professor efetuou o que disse ser um “sobrevoo panorâmico”. O público que acompanhou a atividade pedagógica foi composto por magistrados e servidores com atuação em gabinete.