Notícias da AJ

Voltar Tem início a etapa nacional da Formação Inicial para a Magistratura

Juízes e juízas que cursam a Formação Inicial para a Magistratura do TJSC participaram, nesta segunda-feira (2/10), da primeira aula da etapa nacional da capacitação, que aconteceu na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília.

A Academia Judicial, que se fez representar no encontro pelo desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli (diretor-executivo), juiz Humberto Goulart da Silveira (diretor de capacitação de serviços judiciários) e juiz Jefferson Zanini (coordenador do curso), acompanha o desenvolvimento formativo dos juízes substitutos recém-empossados.

O Módulo Nacional, de responsabilidade da Enfam, corresponde a 40 horas-aula da formação inicial obrigatória, que totaliza 480 horas-aula, distribuídas em quatro meses de curso.

O secretário-geral da Enfam, Cássio André Borges dos Santos, ministrou a palestra O Juiz Contemporâneo, na qual compartilhou um pouco da sua experiência de 25 anos de profissão. Ele falou sobre a importância da formação do magistrado ao longo da carreira e apresentou as modalidades de cursos oferecidas pela Enfam. “Ninguém bateu na nossa porta chamando para ser magistrado; fomos nós que escolhemos ser. Então, é importante ter a consciência de que é um trabalho árduo. Nós precisamos estar em constante atualização”, alertou. Convergindo nesse entendimento, Fornerolli destacou que “o magistrado é um servidor público qualificado, um agente do Estado; e, por isso, precisa ter um comportamento diferenciado”.

Quanto às expectativas com a formação, Jefferson Zanini comentou que são as melhores possíveis. “Faz dois anos que não temos concurso para juiz substituto em Santa Catarina. Estamos carentes de mão de obra profissional”. A aluna Lara Klafc Briskner também apontou suas expectativas. “Acredito que será uma etapa essencial para que possamos aprofundar e discutir temas relevantes, além de realizar visitas importantes e conhecer de perto o funcionamento do sistema judiciário nacional”, disse.

O aluno Douglas Braida de Moraes, por sua vez, lembrou que o curso acontece num momento de felicidade para os juízes recém-empossados. “É um momento de muita alegria por ingressar na carreira. E é ótimo ter a oportunidade de conhecer o funcionamento nacional do Poder Judiciário e da carreira como um todo”, avaliou.

Além dos representantes da diretoria da AJ, integraram a comitiva em viagem à Brasília onze alunos, dos dezesseis que compõem a turma de 2023. Cinco dos formandos não participaram do encontro, pois já integram o sistema judiciário, tendo concluído o módulo nacional anteriormente.