Notícias da AJ

Voltar Tribunal de Justiça investe na capacitação de servidores em linguagem simples, umas das recomendações do CNJ 

Tem encerramento hoje (17) a 2ª edição da Oficina de Inovação e Comunicação Pública - aplicação de linguagem simples e direito visual. O curso é promovido pela Academia Judicial, em parceria com a Assessoria de Planejamento, entre os dias 16 e 17 de maio, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.  

O treinamento é baseado na Recomendação n. 144/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que instrui os tribunais a promoverem o uso de linguagem simples em suas comunicações e atos. O objetivo é a disseminação de comunicações claras, objetivas e inclusivas, reduzindo as desigualdades no acesso aos serviços públicos. Além do fortalecimento da relação do Poder Judiciário com a sociedade, a linguagem simples também evita o retrabalho, ou dúvidas que poderiam ser sanadas com uma comunicação mais acessível. 

O coordenador da Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Anfilóquio Machado Júnior, destaca que “o Poder Judiciário tem se dedicado muito para trazer soluções inovadoras para desafios internos. Um desses desafios é uma comunicação mais simples, focada no cidadão. A oficina busca apoiar o desafio quase intransponível do Judiciário de comunicar a todos, e, especialmente, de ser entendido por quem acessa a Justiça”. 

Os participantes da oficina debateram soluções para dificuldades observadas no dia a dia do trabalho, o que poderá possibilitar a construção de protótipos aptos à experimentação nas áreas de atuação. 

Além dos servidores da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau, também foram destinadas vagas aos profissionais da comunicação do Judiciário catarinense e do InovaSC (iniciativa que reúne os laboratórios de inovação do Governo de Santa Catarina para troca de informações e construção de soluções comuns aos órgãos).