Notícias da AJ

Voltar Turma de 114 inicia atividades de Residência Jurídica voltada para inclusão e acessibilidade 

Na segunda-feira, 21 de agosto, o Programa de Residência Jurídica deu mais um passo, com o início das atividades para 114 novos residentes. O Programa, em seu atual momento, tem primado pela inclusão e pela acessibilidade.

Em razão disso, na próxima semana haverá uma reunião entre a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, os residentes jurídicos deficientes visuais, os gabinetes envolvidos e a Seção de Apoio à Pesquisa da Academia Judicial. O objetivo é auxiliar residentes e gabinetes na propositura e implementação de planos, projetos e ações voltados ao Programa da Residência Jurídica, tendo em vista a promoção de acessibilidade e inclusão, com foco nas funções atribuídas aos residentes, conforme descrito no art. 36 da Resolução GP n. 75/2022.

O processo seletivo do Programa de Residência Jurídica, sob a responsabilidade da 1ª Vice-Presidência, foi realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e teve 127 aprovados. Desses, foram 117 aprovados para vagas de ampla concorrência, 8 aprovados para vagas destinadas a negros e pardos e 2 aprovados para vagas reservadas a portadores de deficiência. 

Em seguida, a Academia Judicial realizou audiência pública por meio da plataforma Teams, em que os residentes jurídicos escolheram seus orientadores. A possibilidade de trabalho a distância possibilitou o preenchimento de um número maior de vagas em comarcas do interior do Estado.